PROGRAMA MAIS MÉDICOS – 4º GRUPO CHEGA AO MARANHÃO

14 votos

Postamos aqui dois momentos do quarto grupo de profissionais do Programa Mais Médicos: O 1º momento a chegada matéria publicada pelo Jornal O Imparcial em 03/12/2013. O 2º momento o nosso registro (fotos) da capacitação enquanto PNH/MA em 06/12/2013, no Hotel Praia Mar. 

 

1º Momento – Matéria de Karlos Geromy D.A Press do Jornal O Imparcial em 03/12/2013:

 

" Os 36 médicos cubanos que chegaram a São Luís atuarão em vários postos de saúde no interior do Estado. Ministro do turismo Gastão Vieira recepciona os médicos estrangeiros.

     chega_quarto_grupo_de_medicos.jpg

Do total dos 209 médicos cubanos do programa federal “Mais Médicos”, que vão atuar nas 109 cidades maranhenses, 36 desses profissionais desembarcaram, no início da tarde desta segunda-feira (2), no aeroporto Marechal Hugo Cunha Machado, no Tirirical. Até a próxima semana, eles estarão atuando nos postos de saúde do interior e somente para o Maranhão serão destinados 435 médicos e, de acordo com o ministro do Turismo Gastão Vieira, vão atender uma média de 1,5 milhão maranhenses.

“A saúde pública de fato está chegando aonde não tinha. Hoje, chega 36 médicos, mas, até quarta-feira, o outro restante. Temos 226 já atuando no interior e na capital, mas, serão contempladas 150 cidades”, frisou o ministro, que recebeu os estrangeiros.

Além dele, estava presente no saguão do aeroporto o prefeito de Loreto, Germando Coelho, onde foi destinado um médico, pois, no momento, a cidade é assistida por apenas quatro profissionais da área de saúde. Como ainda o gestor administrativo de Godofredo Viana, Marcelo Jorge Torres.

Ele falou que três médicos vão trabalhar no seu município e serão lotados nos povoados de Aurizona, Ponta do Jardim. Bairro de Fátima e Crispiano. “Temos apenas cinco médicos e fazem o rodízio duas vezes na semana para atender toda a comunidade, pois, isto é muito pouco. No entanto, com a chegada desses novos profissionais vai amenizar pelo menos o quadro da saúde nos povoados onde irão trabalhar e morar”, declarou o prefeito.

dscf7110_0_0.jpg

Os estrangeiros vieram no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e desembarcaram por volta das 12h40 em São Luís. Um dos médicos foi Mariza Lago com 20 anos de atuação. No decorrer deste tempo, esteve 4 anos, na Venezuela, onde atuou no tratamento de doenças tropicais e dentre essas, a malária. Ela vai trabalhar na cidade de Turiaçu. Já Roberto Lopes Vega atuará em Santa Helena e tem 13 anos de experiência. “Nunca estive no Brasil, mas, trabalhei em Angola onde tive experiências com doenças do tipo malária, febre amarela, AIDS e dentre outras doenças transmissíveis. Estou aqui para contribuir na saúde do povo brasileiro”, comentou.

     dscf7134_1_0.jpg    dscf7117_0_0.jpg

Na capital, passarão uma semana conhecendo a realidade local da rede pública de saúde do estado e as características epidemiológicas da população antes de seguirem para as cidades onde vão atuar. Esse grupo está entre os 2.117 que começaram a se deslocar para os estados brasileiros a partir do último sábado, 30, após aprovação do curso de avaliação do programa.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, 3.678 profissionais participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2.859 estrangeiros. Esses médicos estão atendendo a população de 1.099 municípios e 19 distritos indígenas, sendo apenas, no nordeste foram destinados 1.152."

2º Momento – Acolhimento no Hotel Praia Mar em 06/12/2013

O Acolhimento e capacitação dos profissionais teve o período de 03 a 06/12/2013, no Hotel Praia Mar onde ficaram hospedados    Gestores e Coordenadores da SES, Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde estiveram na capacitação em que o Estado do Maranhão foi apresentado. No último dia os secretários municipais de saúde reuniram-se com os profissionais que iriam trabalhar em suas localidades.            

               dscf7126.jpg        dscf7119_0.jpg  dscf7124_0.jpg   dscf7120.jpg  dscf7111_0.jpg          

 dscf7131_0.jpg dscf7134_0.jpg

Marinha esteve presente conversando e dando suporte para o deslocamentos das equipes aos diversos municípios maranhenses.

                              dscf7129_0.jpg