Direitos e Deveres dos Usuários ganha Fórum em Blumenau SC

10 votos

Aconteceu no último dia 07 07 2009 em Blumenau o Forum sobre PNH e Direitos e Deveres dos Usuários no auditório da Biblioteca da FURB (Universidade Regional de Blumenau)durante todo o dia.
Iniciou com uma mesa redonda cujo tema central foi apresentado pela Consultora da PNH Raquel P. Teixeira Lima de Campinas SP, acompanhada pela Apoiadora da PNH Maria de Fátima Rovaris que falou da experiência desenvolvida hoje no Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis.


Estimulando a participação dos profissionais de saúde, usuários, gestores e estudantes de cursos da área da saúde presentes Raquel resgatou o conceito de humanização, princípios e diretrizes da PNH trazendo sempre para o foco dos Direitos e Deveres dos usuários. Em seguida falou das ofertas da PNH para lidar com esta questão no SUS: dispositivos como GTH, Colegiado gestor, visita aberta, ouvidoria, direito a acompanhante, carta dos direitos e deveres dos usuários.
Após a breve fala os participantes esquentaram o debate destacando a pequena inclusão dos usuários nesta discussão e a ótica dos trabalhadores de saúde sobre o uso do sistema, e a co responsabilidade dos envolvidos.
Com o compartilhamento das experiências do hospital, Maria de Fátima trouxe para a roda a experiência exitosa, suas dificuldades e potencialidades. Falou de Gerência porta aberta, visita aberta, Direito a acompanhante, ambiência, ouvidoria e GTH.
Na sequência voltou-se ao debate com questões em torno das dificuldades de implantação de tais dispositivos, mas também de sua potência no favorecimento da inclusão do usuário na roda e no aumento da resolutividade da atenção.
No período vespertino uma realizou-se em um semi círculo a apresentação de outras experiências em torno do tema Direitos e Deveres dos usuários:
A apoiadora Eliane Benkendorf compartilhou com o grupo a experiência da Ouvidoria do hospital da clínicas de Curitiba ligada ao GTH da instituição e apoiada nos princípios do SUS, buscando aumentar a resolutividade e favorecer a inclusão dos usuários e sua rede social.
Em seguida tivemos a apresentação da experiência de ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Indaial, bem como sobre a comissão do GTH dedicada aos Direitos e Deveres dos Usuários, apresentada pelos membros do GTH Municipal Leosa, André Gois e Doralete.
Ainda tivemos a participação de Adriana coordenadora dos Trapamédicos, ong que desenvolve um trabalho voluntário no Hospital Santa Isabel trazendo alegria para os internos, além de trabalhos recreativos e apoio pedagógico, bem como literatura com a biblioteca móvel para seu entretenimento.


Iniciamos então a dinâmica do aquário, após a apresentação das experiências e o debate esquentou para valer. Os que apresentaram as falas iniciaram o círculo de debates e comentários sobre as apresentações, porém já na primeira rodada incluimos usuário e gestor para ponderar suas questões. Temas como sustentabilidade dos dispositivos implantados, mudança de gestão, inclusão dos usuários, analisadores sociais, participação efetiva, co responsabilidade circularam entre os particiantes. Além do mais questões mais pontuais sobre esclarecimento a cerca da implantação dos dispositivos também circularam no grupo.
Foi uma participação bastante interessante nesta dinâmica, o que a princípio parecia que haveria uma tímida inclusão na roda, a medida que foi circulando a palavra, novos integrantes se colocaram no debate.
Como encaminhamento final reiteramos a importância dos grupos organizados seguirem com planos e ações envolvendo humanização e os direitos e deveres dos usuários, integrando os envolvidos na saúde na roda numa atitude de fazer coletivo.
Como podes perceber nas fotos a participação foi muito boa, quase esgotando a capacidade do auditório, com 175 participantes.


Além de trazer o tema para a roda este evento fotalecerá o comite regional para seguir desenvolvendo seu plano de ação para a região de fomentar grupos locais de humanização cada qual com suas ações locais e também voltadas para a região.