Rede-Equipe de Saúde de Pejuçara, RS
https://www.flickr.com/photos/claudiamatthes/2496150791/
"Há um bocado de diferença entre pessoas trabalhando juntas num projeto e todas elas apenas trabalhando ao mesmo tempo".1
O dispositivo de co-gestão vem produzindo mudanças nas formas como entramos em relação na Secretaria Municipal de Pejuçara,RS. Saimos da posição de "implicação de um com o outro" para nos implicarmos na produção de saúde. As reuniões mensais de equipe, desde 2007 e através da intervenção da PNH, tem se tornado espaço para "reencantamento de concretos" e onde as equipes de referência, em rodas de conversas, tem "(re)contado" o que é produzir saúde segundo o lugar que ocupam.
Além do ambiente de trabalho tornar-se acolhedor para as necessidades da própria Rede-Equipe, tornando esse momento "terapêutico e pedagógico", têm proporcionado espaços de inclusão para outras Instituições e Secretarias que
"vão se apropriando da roda " para somar e pactuar ações em prol do município.
Estamos sendo referência no município pelo formato "territorializado de humanização" (leia-se a Humanização com a cara do nosso município).
O que não tem preço é você torcer que chegue segunda-feira, para reencontrar essa Rede-Equipe que potencializa e faz a gente "lembrar que é gente".
1- Moscovici,Fela.Equipes dão certo.6 ed.-Rio de Janeiro:José Olympio,2001,pg.5
Por Liane Righi
Liane Beatriz Righi
Tenho acompanhado o trabalho da Cláudia em Pejuçara e também posso falar dos efeitos desta experiência na região. Para nós, é muito importante a discussão a respeito do trabalho em equipe. Estamos em uma região que conta com o trabalho de várias categorias profissionais, mas que precisa produzir o trabalho em equipe, o comum, a clínica ampliada. Pejuçara e a Claudia mustram que há um SUS que dá certo. Quero chamar a tenção também para o fato de Pejuçara ter menos de 5 mil habitantes. Ou seja, o SUS produz territorialidades, produz valor para os lugares.
Cláudia mostra também a potência da PNH e da importância de ofertas tecnológicas para a gestão do trabalho.
Obrigada, Cláudia.