aleitamento

6 votos

 

Gonzaguinha de Messejana prepara programação especial para incentivar a amamentação
Desde 1992, 120 países se mobilizam na Semana Mundial da Amamentação, criada pela WABA (Aliança Mundial para ação em Aleitamento Materno). Na Secretaria Executiva Regional (SER) VI, a ação se concentra no Gonzaguinha de Messejana. De 03 a 07 de agosto, o hospital promove o I Encontro de Aleitamento Materno. Diversas atividades de conscientização, tanto para o público em geral como para os servidores da saúde, serão realizadas.
O evento começa com a panfletagem da Operação Ouro Branco. As gestantes que aguardam a consulta pré-natal serão orientadas sobre a importância do aleitamento materno e os benefícios que ele traz para a mãe e o bebê. Na segunda-feira, 03 de agosto, também será lançada a “Gincana O Vidro Pode Salvar Vidas”, uma competição para incentivar a arrecadação de embalagens de vidro com tampas plásticas, recipiente ideal para armazenar o leite materno. Além disso, a competição visa suprir às necessidades do lactário do próprio Gonzaguinha, que possui uma grande demanda por recipientes deste tipo. Qualquer pessoa pode participar da gincana, basta realizar um cadastro no Hospital.
A Oficina Arte Amamentar acontece na terça-feira. Com esta iniciativa, o hospital estimula a expressão artística através de pinturas, colagens, poesias e outros talentos, todos ligados à temática da amamentação. A oficina é aberta ao público em geral e começa às 8 horas.
A semana prossegue com atividades de incentivo aos servidores. Na quarta, todos os setores da unidade de saúde serão visitados para destacar a implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Este projeto será discutido na quinta-feira, às 8 horas, com a Dra. Diva de Lourdes Fernandes, coordenadora estadual da Área Técnica da Criança em Fortaleza na Sesa – Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. O público alvo da palestra não são apenas os servidores do Gonzaguinha de Messejana, mas todos que trabalham com a saúde na área da SER VI: gestores, enfermeiros, médicos, etc.
No encerramento, os melhores trabalhos artísticos produzidos na oficina serão escolhidos. Na ocasião, também será divulgada a vencedora da Gincana. O prêmio é um Dia de Princesa com corte de cabelo, manicure, maquiagem e vários cuidados em um salão de beleza.
Hospital Amigo da Criança (HAC) – É um título internacional concedido aos hospitais que trabalham de acordo com as diretrizes de incentivo ao aleitamento materno, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas (UNICEF). O Gonzaguinha de Messejana implantou os “Dez Passos para o Sucesso na Amamentação”, uma das exigências para se obter o título, em junho deste ano. Agora, a maternidade está pleiteando o selo de HAC junto ao Ministério da Saúde.
Serviço:
O Hospital Gonzaguinha de Messejana fica na Avenida Washington Soares, nº 7700.