REFLEXÃO.
10 votos
Falar de humanização é manusear um tema extremamente complexo, diante de toda realidade que vivenciamos em nossa saúde pública. Mas, é importante que nos atentemos para as questões que ficam invisibilizadas, como comportamentos e atitudes no tratar o outro. As vezes não nos damos conta, do quanto somos indiferentes, negligentes à vida do nosso próximo. É importante se perguntar: O que é a vida, seja de quem for, se não for vista com um olhar fraterno? A saúde, a Educação precisam deste olhar. E se faz importante entender que "o aprender e o saber", usados como mera mercadoria, de nada serve. Dessa forma, nada evoluímos, seremos apenas humanos mesquinhos e alheios as questões sociais.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Márcia,
Muito interessante o seu post, fazendo essa citação sobre a humanização da educação. Me fez lembrar o maravilhoso Paulo Freire, quando dizia que a educação deve ser encarada como um ato humano. Um ato que ocorre na relação do educando com os outros, numa perspectiva de ter mais autonomia e protagonismo. De ser mais.
Acho que está mais do que na hora, da criação de uma política de humanização para a educação. Uma política com diretrizes que valorizem a gestão participativa, o acolhimento, a ambiência, o trabalho e a saúde dos professores. Vamos disparar essa discussão por aqui?
Um abraço!
Emília