I OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DO HOSPITAL NATAN PORTELA EM TERESINA

12 votos

 

 

Nos dias 13 e 14 de agosto, transcorreu oficina de sensibilização da PNH no Hospital Natan Portela em Teresina. Gestores, trabalhadores, comunidade científica acadêmica, representantes de usuários, membros e colaboradores do Comitê da PEH/PI unidos na reflexão dos processos de trabalho e oportunidades de melhoria das práticas de atenção e gestão em saúde, esta foi a tônica do encontro. A oficina foi promovida pela SESAPI e Direção do Hospital, com o apoio do Comitê Estadual de Humanização e da Consultora da PNH em Teresina.
A abertura dos trabalhos foi realizada pela Dra. Denise Falcão Costa Coelho, Psicóloga do Hospital. Em seguida Emilia Alves, apoiadora da PNH conduziu uma reflexão sobre o conceito de humanização à luz da música de Gonzaguinha, somos humanos.
A programação teve início com a participação dos Diretores do Hospital, Dr. Carlos, Dra. Das Dores e Dr. Arimatéia, da Coordenadora da Política Estadual de Humanização, Ana Eulalio e da Coordenadora da PNH da Regional NE II, Annatália Gomes.  O resgate histórico da trajetória do hospital na humanização foi tecido na fala dos gestores, demonstrando o seu compromisso. Ana Eulalio destacou a participação dos trabalhos do Estado do PI, inclusive do hospital no Seminário Nacional, motivo de orgulho para todos e de estímulo a novos avanços na qualificação das ações de saúde no cotidiano.
Ana Eulalio resgatou o processo histórico da PNH no Estado do PI, comentando os avanços e desafios. A PNH foi destacada em seus princípios, método , diretrizes e dispositivos por Annatália Gomes, e sua interface com o SUS,  seguida da apresentação e reflexão em rodas de conversa dos dispositivos Acolhimento, Ambiência, Gestão Participativa e Co-gestão, conduzida pelos apoiadores Emília Alves, Elizandra Carvalho, Amparo Oliveira, Lourival Filho e Raimunda Modestino.  Os trabalhadores refletiram em grupos sobre o acolhimento no hospital e estratégias de sua  implementação no hospital. Um toque especial para as tecnologias relacionais contou com a participação da Psicóloga Soraya, do Comitê Estadual. Finalizou com a firmação de compromisso dos trabalhadores e gestores com o processo de implementação da PNH, uma avaliação coletiva do encontro  e a apresentação do coral do hospital.
Durante o período da Oficina foi realizada reunião com o Diretor Geral do Hospital, Dr. Carlos Henrique Nery Costa e com o Grupo de Trabalho do hospital que organizou o evento junto com membros do Comitê Estadual. Os próximos passos será a constituição do GTH do Hospital que terá como interlocutora a Psicóloga Elizandra. A idéia é fazer uma ampla mobilização no hospital com pessoas interessadas a partir da Oficina e constituir um grupo interdisciplinar com gestores, trabalhadores e representantes de usuários que disparem novos processos de grupalidade e priorização de dispositivos no hospital.

Annatália Gomes

Coordenadora Regional NE II

Consultora PNH/PI