Soledade I e Panatis realizam a primeira tenda do conto depois do seminário Nacional
Estamos compartilhando, em vídeo, um pouco do que foi a tenda do conto após a nossa chegada do II Seminário Nacional de Humanização – dia 13 de agosto de 2009. Aqui conhecerão Seu Olívio, Dona Amanda, Dona Cleide e Dona Maria, alguns dos muitos que nos presenteiam com suas histórias.
Parabéns a Lurdinha, Josy, Lucinalva, enfim, às equipes do Soledade I e do Panatis e, mais uma vez, obrigada a esta rede e a todos que compartilharam suas histórias na tenda do conto.
13 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Queridas amigas Lurdinha, Shirley e Claudinha,
Confesso que, no primeiro momento, fiquei indecisa se postava ou não esse vídeo pela "individualização" da ação e pela referência a um "prêmio" feita pela reportagem.
Depois, decidi publicar na RHS ao considerar que são raras as notícias positivas do SUS na mídia também por aqui.
Na verdade, nosso prêmio tem sido compartilhar esses momentos com o grupo; ele nos retira do imobilismo, da inércia e do sentimento de impotência nos impulsionando para outros movimentos.
Com carinho,
Jacqueline
Por Shirley Monteiro
Jacqueline,
Entrei aqui na fila de Votação, eufórica buscando onde estará a Nercinda, logo depois de ler o email do Ricardo, de ontem. Ainda com o coração apertado, pela leitura e emocionada pelo cotato que o Ricardo conseguiu.
Mas não resisti em abrir o vídeo, e deixar aqui um Cheiro !!
Beijos e muita Luz !!
Este trabalho nunca é demais dizer, é muito especial !
Shirley Monteiro
maria de lourdes freitas
oi Jacqueline,
A tenda em Brasília nos proporcionou momentos maravilhosos, aonde escutamos e conhecemos pessoas com histórias encantadoras.
A nossa primeira tenda nos proporcionou muita alegria e certeza que estamos no caminho certo e que ë uma experiência que temos divulga e compartilhar com todos .
Um beijo a todos que acreditam na nossa tenda Lourdinha
Por Shirley Monteiro
Querida Jacq,
Não duvide da sua missão de mostrar que existe um SUS que pode dar certo, e que este depende muito do gráu de resiliência, força, determinação e singularidade enfim, de cada um de nós profissionais de saúde, depende de confiar e seguir em frente, mesmo nas adversidades e na poeira do caminho, pois sabemos que, mesmo quando o reconhecimento chega de um lado, nem tudo são flores pelo outro lado ( o lado dos que até inconscientemente se sentem incomodados por sua inércia, a deles , no caso ) … por algo tão simples e potente acontecer, pela criatividade e capacidade coletiva de uma grupalidade que INTEGRA de FATO usuários , ACS e os saberes profissionais… o que infelizmente, nem todo mundo está ainda disposto a fazer e investir além do seu horário e demandas repetitivas arrastadas. A TENDA é um desvio criativo, para citar Edu Passos , emais pessoas deviam trabalhar com estes desvios, que dão espaço para a potencia de nossos sentimentos e anseios de cuidadores.
Sinto voce como uma irmã, e estou louca para largar deste Mestrado, e voltar para o meu trabalho susista, com o sentimento de que há muitas batalhas novas pela frente !!!
Acho que é mais do que apropriado voce fazer este POST, pois dá a chance de que todos os visitantes do Sem. NACIONAL, que se entregaram aquela cadeira, possam conhecer a TENDA nas suas origens , que é a potencia comunitária. E sabemos que foi para eles usuários, que a TENDA NASCEU !! E este Vídeo mostra isso!!!
E a reportagem ficou super bem feita !!
As pessoas todas estão lindas , espontâneas. Amei !!
Estou louca para largar destas burocracias e neuroses de Academia e Mestrado, e voltar para o meu chão, que é a Atenção em Saúde. Nada é mais importante que este contato, nada, nos nossos trabalhos. E voce mostra isso aqui !!
PS- Agora que terminaram as reportagens, eu vou !
Beijos.
Shirley
Por Cláudia Matthes
que nos colocam ali e acolá.
Ficamos no meio de campo, com balas para tudo que é lado.
Precisamos sim, dizer para o que viemos e para onde vamos e que vamos fazer barulhos porque não nos acomodamos.
Muito lindo tua fala Shirley, pq sinto que estamos tão comprometidos por todos os lados que acabamos por não fazer nossa parte.;….acabamos por responder, responder e não falamos dos nossos sentimentos, das nossas dificuldades e dos nossos problemas que é produzir saúde apesar abalar até nossa saúde..
Um beijo grande a vc que coloca em questão e que coloca na página essas grandes dificuldades que é trabalhar na saude sendo profissional de saúde.
Queremos muito essa inclusão…um sus para todos.
Com carinho
Cláudia Peju
Querida Shirley,
muito me emociona a sua fala. E pensar que sem essa rede mágica talvez nem nos encontrássemos…
Obrigada pela força! Aguardaremos você no nosso chão, mas quero que lembre que está sendo muito importante no lugar em que está!
Um beijo,
Jacqueline
Por Sheylla Maria
Venha logo, amiga! Sua presença é fundamental para potencializar o nosso grupo. Essa tenda tem a sua cara e o seu jeito, assim como seu Olívio, Dona Amanda, Dona Cleide, Seu Fernando, dona Maria…
Para você, a sabedoria de Seu Olívio:
Tem gente de vista boa
olhando pro lado errado
tem muito cego de guia
de sorriso iluminado
tem muito guia de cego
precisando ser guiado
E por falar nos versos, observou o que disse seu Olívio na reportagem sobre "não por as mãos em cofres que não conhece?" Já imaginou se todos pensassem assim?
Estamos à sua espera…um grande abraço!
Por Sissy Ellen
Mais uma vez fico feliz em poder comentar essa tão maravilhosa Tenda do Conto, quero novamente ressaltar a grandiosidade desta tenda, pois como era de se esperar continua crescendo a cada encontro, e não será diferente daqui para frente. É um acolhimento fantástico, quem dela participa, não tem mais vontade de deixar de participar. É um ambiente que envolve, que emociona e que todos têm a oportunidade de serem escutados e além do mais aplaudido. Enfim a Tenda do Conto é um espaço de troca de experiências, saudades, alegrias, solidariedade, cuidado com o próximo, tristezas pelos ausentes ou pela dificuldade do presente. São ensinamentos ricos, palavras e gestos que emocionam, situação que fortalece as relações entre os usuário e os profissionais e ainda favorece a participação social.
Parabéns às equipes do Panatis e do Soledade I.
Jacqueline, Lurdinha e a todos os ACS!!!
Olá, princesa Sissy! Quanta saudade!
Fico muito contente em ver que o estágio acabou, mas você continua firme nessa rede.
A reportagem sobre a tenda na TV proporcionou encontros pós-tenda. Dona Amanda, há tanto tempo sentindo solidão, foi vista na TV por uma antiga amiga de adolescência e já marcaram um reencontro. Domingo estará com a família toda reunida para assistir ao DVD da reportagem.
Este é mais um entre outros contos que continuam mesmo depois que a tenda é desmontada.
Estaremos a sua espera para compartilharmos outros desfechos.
Um grande beijo,
Jacqueline
Último ano do curso de graduação em enfermagem…último semestre! Quantas coisas, quantos momentos, quantas lembranças passam na nossa mente de estudante…é um sentimento de felicidade por estar tão perto de alçançar o sonho de ser enfermeira, permeado por momentos de saudade, de dúvidas, questionamentos e incertezas. Momentos de ilusões e desilusões, de encantamentos e desencatamentos…
E então, no meu primeiro dia de estágio, na USF do Panatis…eis que surge o encantamento: Tenda do Conto!
Antes mesmo de ver a tenda acontecer e de descobrir o real propósito dessa atividade….JÁ ME ENCANTEI! Me encantou ver a tenda ser contruída, ser montada! Me encantou ver o empenho de cada um ao cobrir a mesa, ao colocar os panos na parede, ao retirar os objetos da mala e com isso, apresentando e (re)contruindo histórias e momentos. Me encantou ver o sorriso e o olhar brilhante das pessoas que ali chegavam, em uma manhã chuvosa, que para muitos seria motivo para se recolher em casa. Me encantou a alegria no coração de cada um!
Ao ouvir as histórias sendo narradas, os versos sendo declamados e as músicas cantadas…via também a minha história, a dos meus pais e avós. Começava a lembrar da minha tia-avó analfabeta, o sertão sofrido do meu avô e o valor que esta tenda teria na vida de milhares de pessoas que vivem na solidão, na depressão e na tristeza de não serem ouvidas!
No entanto, alguns insistem em questionar: " Mas o que isso tem haver com PSF, com enfermagem, com saúde? NADA?! Eu diria, TUDO! Tudo…simplesmente porque, nesses alguns anos de curso, em meio a alguns estagios acadêmicos, pude perceber que muitas daquelas pessoas que procuravam os consultórios médicos, as unidades de saúde, não estavam a procura, tão somente, de uma ausculta cardíaca ou pulmonar, de uma verificação de PA, de um captopril ou de um diazepan…Estavam, muitas vezes, necessitando de uma "ausculta interior", de pessoas, de profissionais, que dedicassem 10 minutos do seu dia para ouvir…que valorizasse a pessoa, o paciente, a história de vida que cada um carrega consigo.
Tenda do Conto é isso….Usuários que se sentem ouvidos, profissionais que passam a conhecer melhor seus pacientes, e Acadêmicos, como eu, que têm a oportunidade de refletir nas histórias contadas, cantadas, declamadas e narradas, a minha própria história e a história de um serviços de saúde, de um SUS, que pode ser diferente e melhor para todos nós.
Deixo aqui, a minha alegria de poder ter vivenciado tudo isso, logo no meu primeiro dia de estágio na USF do Panatis! Deixo a esperança de poder participar cada dez mais desta tenda e contribuir para a melhoria do atendimento e da esculta oferecida aos nossos usúarios! Deixo também a minha admiração a todos que fazem a TENDA DO CONTO…Equipes do soledade I e panatis, por idealizar e acreditar nesta idéia!
Parabéns pessoal! =)
Maria Concebida
Por Cláudia Matthes
acho que a tenda tem disso : despertar sonhos esquecidos. pesadelos abafados…enfim…
mas vejo como encantadora você despertar as buscas da minha Vó em seus doces delírios ficava a procura do seu pente azul.
E olha que muito o procuramos o maldito pente, chegamos acreditar que ele existia…quanta saudade.
Obrigada por me despertar lembranças tão esquecidas.
Com carinho
Cláudia
Por Cláudia Matthes
Parabéns merecido a Jacqueline e a todos que aceitam o desafio de escutar o povo.
A Tenda do Reencanto palco de PROTAGONISMOS, INCLUSÕES, COM PITADAS NADA HOMEOPÁTICAS DE AFETO. Produção de vida!
Um grande e carinhoso abraço a todos vocês!
Cláudia – Peju