Mostra SUS RN: alegrando o coração

16 votos

 No início da manhã, o secretário de saúde do Estado do RN, George Antunes, a secretária de saúde do município de Natal, representantes dos conselhos de saúde, do ministério Público e da Política Nacional de Humanização,  reafirmaram compromissos, avaliaram os avanços e vislumbraram os caminhos para o fortalecimento do SUS.

O coral "saúde em canto" do Hospital Walfredo Gurgel emocionou os presentes ao cantar o Hino Nacional e o Hino do Rio Grande do Norte.

Em seguida, as consultoras  Annatália Gomes e Sheylla Maria  percorreram as trajetórias da Política nacional e estadual de humanização – as origens, as conquistas, os novos modos de fazer e os desafios a serem enfrentados.
O verso de uma canção do “ Pastoril do peixe – boi encantado”, grupo folclórico formado por trabalhadores de saúde e moradores do bairro de Felipe Camarão em Natal, expressou o sentimento que permeou o primeiro dia da Mostrasus RN : “chegamos com muita alegria para alegrar seu coração”.

Cordões azuis e encarnados, uma música contagiante, saias esvoaçantes, passos ritmados e muitos sorrisos nos lábios cuidadosamente pintados.  O Agente Comunitário de Saúde Rudnilsom Cândido e a enfermeira Meine Siomara, também fazem parte do grupo e explicam que o pastoril  incorpora as figuras do boi de reis em homenagem ao mestre Manuel Marinheiro, “especialista em boi de reis que deu continuidade à tradição  que vem desde sua avó.”


Puxados pelos cordões e no ritmo da emoção, encerramos a solenidade de abertura da Mostra SUS RN com o pastoril do peixe-boi encantado.