MINHA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Nasci no dia 28/01/1974 em Maceió(AL), e estou prestes a completar 40 anos, estudei no famoso, porém já extinto Colégio de Santa Terezinha durante boa parte da minha vida escolar, sou graduado em Administração pela UFAL, pós graduado em Gestão de Sistemas de Saúde e em Docência do Ensino Superior(UFAL) em Marketing pelo Cesmac, e tenho Mestrado em Educação pela UFAL.
Meu primeiro emprego foi como mensageiro e recepcionista do Hotel San Marino no Bairro da Ponta Verde em Maceió de onde só saí para assumir o cargo de servidor público da Prefeitura de Maceió em 1996.
Minha história com a saúde tem início em 1996, quando fui aprovado em concurso público para agente comunitário de saúde e ingressei na Unidade de Saúde São José no Bairro do Canaã.
Após esta unidade trabalhei também nas US Jardim São Francisco, Grota do Arroz e João Sampaio, durante 8 anos fiz visitas domiciliares fazendo parte das Equipes de Saúde da Família, posteriormente denominado PSF e hoje, Estratégia de Saúde da Família.
Em 2004, fui transferido para a Sede da Secretaria Municipal de Saúde, onde atuei na Coordenação Geral de Administração por 02 anos, em seguida na Comissão Permanente de Licitação por 06 anos e desde 2012 estou lotado na Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Iniciei meus trabalhos junto com a equipe de Educação Permanente, porém após um ano de trabalho na CDRH, fui convidado a integrar a equipe de Humanização liderada pela Psicóloga Lysiane Maia, convite aceito passei a participar efetivamente das atividades da equipe nas reuniões internas, nas rodas de conversa que organizamos nas Unidades de Saúde, participando de seminários promovidos pela SESAU, SMS e Ministério da Saúde, entre outras atividades.
Enfim já estou próximo de completar 18 anos na Saúde do Município de Maceió e acredito ter contribuído para uma saúde mais democratizada e acessível.
Finalizando, tenho duas lindas filhas e também atuo na área da docência superior e como consultor empresarial.
Por Suely
Meu nome é Suely, iniciei minha atividades laborativas na Saúde, no ano de 1986. Comecei a trabalhar como Agente administrativo, no Hospital Geral de Rio Largo, cidade onde resido. Ingressei no serviço público estadual, sem concurso o que era comum, naquela época. Hoje sou servidora pública concursada e trabalho como Assistente Social no Hospital Dr. Portugal Ramalho e Caps Ad Dr. Everaldo Moreira. O primeiro vínculo estadual e o segundo municipal.
No ano que iniciei a trabalhar 1986, um acontecimento veio dar novos rumos a Saúde no Brasil, a VIII Conferência Nacional de Saúde, que tornou-se um marco na história do SUS, foi a 1ª Conferência aberta a sociedade. Seu relatório final, serviu de base para os debates na Assembléia Constituinte, visto que representavam demandas do movimento popular.
Ainda na década de 80, foi criado o Sistema Único de Saúde – SUS, considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e foi regulado pela Lei n.º 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde).
Outro marco nesta década, foi a promulgação da nova Constituição Federal, no ano de 1988, que em seu art. 196, coloca a Saúde, como um "direito de todos" e "dever do Estado".
Já na década de 90,foi promulgada a Lei n.º 8.142 de 28/12/90, que instituiu os Conselhos e as Conferências de Saúde, como instâncias de controle social do SUS nas tres esferas de governo – federal, estadual e municipal. este fato veio estabelecar uma nova relaçao entre Estado e a sociedade, possibilitando a participação da comunidade na gestão do SUS.
Outro marco importante na Saúde, já em outra década, no ano de 2003 foi a implementação da Política Nacional de Humanização – PNH – com o objetivo de efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão.
Portanto, durante estes quase 30 anos, pudemos acompanhar os avanços que aconteceram na Saúde e de alguma forma contribuir para as conquistas alcançadas.