Projeto Contando e Encantando – HRSP
Hospital Regional São Paulo desenvolve projeto ‘HRSP: Contando e Encantando’
Contações de histórias objetivam momentos de descontração e carinho aos pacientes internados. Voluntários interessados podem procurar a instituição para fazer parte do projeto
Com o objetivo de proporcionar aos pacientes internados momentos de alegria, descontração e cultura, o Grupo de Humanização do Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê está desenvolvendo o projeto HRSP: Contando e Encantando, que visa através de contações de histórias, contribuir para o bem estar físico, mental e emocional dos pacientes internados no HRSP. De acordo com a Coordenadora do Grupo de Humanização do HRSP, Assistente Social Dineia Marquesi, além de objetivar a humanização do ambiente hospitalar, o projeto também busca oportunizar os colaboradores e a comunidade em geral a desenvolver o trabalho voluntário e desempenhar o exercício da cidadania, devolvendo a muitos pacientes a esperança e proporcionando um olhar terno ao trabalho desenvolvido no hospital. “A nossa expectativa é de valorizar e promover, enquanto grupo de humanização e colaboradores de uma instituição de saúde, o bem estar do próximo, com respeito e responsabilidade. Estas pequenas ações que desenvolvemos refletem em muitos pacientes e auxiliam em seu processo de recuperação”, observa Dineia. O início das atividades do HRSP: Contando e Encantando está previsto para o mês de março, depois que o grupo fizer a arrecadação de livros e recrutar voluntários, conforme explica a Coordenadora do Projeto, Enfermeira Kellyn Affolter. “Estamos adquirindo o material necessário e também iniciando o recrutamento de voluntários que queiram contar histórias e levar carinho e momentos de descontração aos nossos pacientes. Todos os interessados em realizar este bonito trabalho podem entrar em contato conosco que estaremos recebendo a todos com carinho”, ressalta. Os contadores de histórias terão vestimenta e material disponibilizado pelo HRSP. Os horários para contações serão de acordo com o horário disponível do voluntário, em momentos que não interferir os cuidados médicos e de enfermagem de cada paciente.
Como participar do HRSP Contando e Encantando
Para participar do Projeto HRSP: Contando e Encantando o voluntário (a), deve ter mais de 18 anos, ter o desejo de contar histórias e dispor de alguns momentos durante a semana ou o mês para participar das contações. Os voluntários interessados devem entrar em contato com o HRSP através dos telefones (49) 3441-7729 com Kellyn, ou através do (49) 3441-7777 R- 808, com as assistentes sociais. Quem optar pelo e-mail, pode solicitar mais informações através do e-mail [email protected] ou [email protected].
Fonte: Meriana C. Peri – Ascom HRSP
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Este trabalho é de uma beleza e potência muito grandes. Há um grande contador de histórias, de uma sensibilidade ímpar, em Curitiba. É o Carlos Daitschman e está no facebook, caso queiram conhecer seu trabalho.