FALAR SEM FALAR – LIBRAS

12 votos

FALAR SEM FALAR

Projeto LIBRAS no HR de Ilha Solteira, SP.

por Rafael Almeida Santana – Frei Moisés

 

APRESENTAÇÃO

É um idioma gestual-visual, focado na memória fotográfica, na construção de imagens no cérebro e no relacionamento entre si de elementos visuais. Para os surdos há dificuldade em aprender a língua oral escrita porque não podem ouvir sons… Mesmo olhando uma palavra não podem discernir visualmente o que ela representa ou significa, pois eles aprendem e recebem informações por meio de sua percepção visual, para nós ouvintes até mesmo uma entonação ou ritmo de certas palavras têm um significado ampliado.

OBJETIVO

Este projeto tem como objetivo de multiplicar o conhecimento de LIBRAS entre os colaboradores desta Instituição Hospital Regional de Ilha Solteira, a fim de proporcionar a inclusão dos colaboradores com as pessoas com deficiência auditiva de modo a viabilizar a interação social e comunicação entre as pessoas. Visa também o acolhimento especializado as pessoas com deficiência auditiva de forma a viabilizar ambiente favorável para que suas necessidades sejam atendidas, proporcionando o acesso aos serviços de saúde.

JUSTIFICATIVA

A LIBRAS no contexto da inclusão social é de fundamental importância para todas as Instituições públicas de forma a atender as pessoas com deficiência auditiva nas suas necessidades, além disso os serviços públicos deverá em virtude da Lei promover essa interação e acolhimento as pessoas com surdez.

PÚBLICO ALVO

O curso será ministrado para os profissionais da Enfermagem e Administrativos dos setores de atendimento, visando atender os diferentes horários de trabalho. AVALIAÇÃO Os participantes do curso serão avaliados pela assiduidade e atividades aplicadas de acordo com os conteúdos ministrados.

OPERACIONALIZAÇÃO

O presente curso terá duração de três meses, ou poderá ser prorrogado ou antecipado sua finalização de acordo com a evolução positiva do grupo, visando o entendimento e conhecimento dos colaboradores para execução da comunicação básica com as pessoas surdas que buscam nossos serviços de saúde. Será aplicado de forma continua e sistemática, em aulas semanais com duração de duas horas de execução.