LINHA DO TEMPO NO SUS

13 votos

CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DO SUS DE ALAGOAS .

Módulo I – 12 e 13/12/2013.

Relatório de Atividade 1: linha do tempo na comunidade Alagoas em rede – 10/01/14.

Nome do aluno: Tânia de Alcântara Moura Vilela.

Vínculo: UPA DR. David Disraeli Torres / Viçosa – AL

Tutora: Gilvânia Gomes

ABRIL

02/04- Iniciei atividade no Serviço Público na UPA David Disraeli Torres, localizada em Viçosa/AL na condição de contratada e assumindo o cargo de Coordenadora d e acolhimento. Minha primeira experiência no setor público acontece um dia após meu aniversário de 48 anos junto a uma diversidade de mudanças positivas em minha vida.

04/04- Elaboração do Plano de ação do Serviço Social e das atividades exclusivas da Coordenação de acolhimento.

02/04 a 30/04- Elaboração de diagnóstico parcial da unidade quando foi identificado uma prática individualizada dos profissionais, afetando os usuários e a unidade de forma negativa.

MAIO

16/05- Planejamento e criação teórica dos módulos do Programa Upa Rumo a Humanização. Um programa direcionado para todos os servidores da unidade, iniciado com os ocupantes dos cargos de: Maqueiros, Recepção, Guardas, Motoristas e Assistentes Sociais. O Programa tem em sua composição o objetivo de contribuir para reflexão dos servidores em prol da melhoria do acolhimento aos usuários da Unidade e também de ouvidoria em relação aos sentimentos dos servidores sobre a unidade e forma de gestão.

JUNHO-

04/06- Reunião com coordenadores da unidade para socializar a realização do Programa e a necessidade de elaboração das normas básicas de funcionamento que norteariam o programa.

18/06- Elaboração do material ilustrativo que norteariam os módulos do Programa UPA Rumo a Humanização. O conteúdo foi planejado para uma carga horária de 28 hs, distribuídos em 3 encontros de 4 hs e 2 de 8 hs.

JULHO-

05/07- Participação na Roda de conversa sobre acolhimento e Classificação de Risco com os facilitadores do Ministério da Saúde/PNH- Olga Mattoso e Sérgio Aragaki.

06/07- Ajuste no Programa UPA Rumo a Humanização.

18/07- Iniciado o primeiro módulo do Programa UPA Rumo a Humanização.

25/07- Realizado o segundo módulo do Programa UPA Rumo a Humanização.

AGOSTO-

03/08- Realizado o terceiro módulo do Programa UPA Rumo a Humanização.

08/08- Iniciado ciclo de avaliação dos assuntos trabalhados nos módulos através do instrumento grupal reunião.

SETEMBRO-

·         Reunião com coordenadores para repasse do andamento do programa desenvolvido e discutir ampliação das atividades para enfermagem, médicos e serviços gerais.

·         Solicitação a Secretaria de saúde para participar do processo seletivo do Curso de Apoiadores da PNH.

OUTUBRO-

03/10- Realizado o Quarto módulo do Programa UPA Rumo a Humanização.

·         Participação processo seletivo do Curso de apoiadores da PNH.

NOVEMBRO-

·         Participação de reunião com coordenadores e gestor do município com foco na rejeição por parte dos coordenadores sobre o trabalho desenvolvido. Mudanças a nível de forma de agir das lideranças precisavam ser refletidas, no entanto não foram aceitas. Novamente a postura de individualismo mostrando sua força.

·         Aprovação no Curso de apoiadores da PNH.

·         Mapeamento da Rede de atenção Básica do município, fundamental para encaminhar os usuários após visita nos leitos ou após contato no plantão social.

DEZEMBRO-

12/12- Início do curso de apoiadores da PNH e minha expectativa é de que fortaleça meus conhecimentos de forma que possa retornar as atividades em prol de um serviço rumo a humanização na unidade de pronto atendimento David Disraeli Torres.

Tânia de Alcântara Moura Vilela.

CRESS/AL 827

Coordenadora de Acolhimento

UPA David Disraeli Torres e HMV/AL