Linha do tempo – comunidade Alagoas
Curso de Apoiadores da Política Nacional de Humanização no SUS – Alagoas
Módulo I – Atividade : Linha do Tempo
Em 1999 concluí a graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
em 2004 conclusão do curso de Especialização em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas.
Minha trajetória no SUS iniciou em 2004 – aprovação em concurso público, para exercer o cargo de Assistente Social na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, carga horária de 30h semanais, lotada na Unidade Básica de Saúde Graciliano Ramos permanecendo até os dias atuais.
Em 2008 participei do Curso Básico de Vigilância Epidemiológica pela Secretaria Municipal de saúde de Maceió.
A partir de 2010 iniciei atividades como Preceptora do Programa de Educação para o Trabalho – PROPET – SAÚDE da Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, no acompanhamento dos alunos das diversas áreas como : Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social , Nutrição e Farmácia na Unidade Básica de Saúde Graciliano Ramos.
Ainda em 2010 tive a oportunidade de participar dos Projetos de Extensão : " Encontros de Estudos e planejamento de Ações em Saúde: a Atenção básica em pauta" e "Educação Popular em Saúde : Aproximações teórico -práticas " pela Universidade Federal de Alagoas.
Por Suely
Linha do tempo – Curso de Apoiadores da Plolítica Nacional de Humanização
Meu nome é Suely Brenardo, iniciei minhas atividades laborativas na Saúde, no ano de 1986. Comecei trabalhando com Agente Administrativo no Hospital Geral de Rio Largo, cidade onde resido. Ingressei no serviço público sem concurso, o que era comum naquela época. Hoje sou servidora pública concursada e trablho como Assistente Social ne esfera estadual (UNCISAL) e municipal(Prefeitura de Maceió).
No ano que iniciei a trabalhar 1986, um aconrecimento veio dar novos rumos a Saúde no Brasil, a VIII Conferência Nacional de Saúde, que tornou-se um marco na história do SUS, foi a 1ª Conferência aberta a sociedade. O relatório final desta Conferência, serviu de base para os debates na Assembléia Constituinte, visto que representava demandas do movimento popular.
Ainda na década de 80, foi criado o Sistema Único de Saúde -SUS, considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e está regulado pela Lei nº 8.080/90 (lei Orgânica da Saúde).
Outro marco nesta década, foi a promulgação da nova Constituição Federal no ano de 1988, que em seu art. 196 coloca a Saúde como um "direito de todos" e " dever do Estado".
Já na década de 90, foi promulgada a Lei nº 8.142 de 28/12/90, que instituiu os Conselhos e as Conferências de Saúde como instâncias de controle social do SUS, nas esferas de governo federal, estadual e municipal. Este fato veio estabelecer uma nova relação entre Estado e a sociedade, possibilitando a participação da comunidade na gestão do SUS.
Outro marco importante na Saúde já em outra década no ano de 2003, foi a implantação da Política Ncional de Humanização – PNH – com o objetivo de efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de a tenção e gestão.
Portanto, durante esses quase 30 anos, pudemos acompanhar os avanços que aconteceram na Saúde e de alguma forma contribuir para as conquistas alcançadas.