Linha do tempo

11 votos

    Linha do tempo

        Meu nome é Suely Bernardo, iniciei minhas atividades laborativas na Saúde, no ano de 1986. Comecei a trabalhando como Agente Administrativo no Hospital Geral de Rio Largo, cidade onde resido. Ingressei no serviço Público sem concurso, o que era comum naquela época. Hoje sou servidora pública concursada e trabalho como Assistente Social na esfera estadual e municipal.

       No ano que iniciei a trabalhar 1986, um acontecimento veio dar novos rumos a Saúde no Brasil, a VIII Conferência Nacional de Saúde, que tornou-se um marco na história do SUS, foi a 1ª Conferência aberta a sociedade. O relatório final desta Conferência, serviu de base para os debates na Assembléia Constituinte, visto que representava demandas do movimento popular.

       Ainda na décad de 80, foi criado o Sistema ùnico de Saúde – SUS, considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e está regulado pela Lei nº 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde).

       Outro marco nesta década, foi a promulgação da nova Constituição Federal no ano de 1988, que em seu art. 196 coloca a Saúde como um "direito de todos" e "dever do Estado".

       Já na décad de 90, foi promulgada a Lei nº 8.142 de 28/12/90, que instituiu os Conselhos e as Conferências de Saúde como instâncias de controle social do SUS, nas esferas de governo federal, estadual e municipal. Este fato veio estabelecer uma nova relação entre Estado e  a sociedade, possibilitando a participação da comunidade na gestão do SUS.

        Outro marco importante na Saúde já em outra década no ano de 2003, foi a implantação da Política Nacional de Humanização – PNH– com o objetivo de efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão.

        Portanto, durante estes quase 30 anos, pudemos acompanhar os avnços que aconteceram na Saúde e de alguma forma contribuir para as conquistas alcançadas.