UPI – Unidade de Palhaçada Intensiva

10 votos

upi.jpg

A Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, com 38 membros, estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia. O Projeto utiliza técnicas de clown para estabelecer relações com pacientes, acompanhantes e profissionais em hospitais de Petrolina-PE, visando aliar o cuidado da saúde com a humanização.

Os integrantes do grupo são previamente capacitados em um curso de 40h de iniciação em técnicas de clown e posteriormente em um curso de 20h de aprofundamento, ministrado pelo professor Rafael Barreiros DRT: Nº 2393 Liv.10 Fls.173 Pe.s.

Esse Projeto possibilita que os estudantes da área de saúde reflitam sobre a importância da humanização na rotina dos pacientes, aprendendo sobre o tema com as vivências, o que influencia no perfil dos futuros profissionais, que poderão ter um melhor relacionamento com as pessoas no ambiente hospitalar. 

As atividades da palhaçoterapia não se resumem a palhaços que visam somente o riso de quem está no hospital. O objetivo dos encontros vão muito mais além, haja vista que os clowns correspondem aos anseios dos pacientes, seja através de uma conversa, uma escuta, ou simplesmente um olhar. Inúmeros estudos demonstram que essas práticas melhoram a qualidade de vida dos pacientes, com colaboração para o bem-estar, para o psicológico e até para imunidade.

Atualmente estamos com o processo seletivo aberto para que novos estudantes tenham a oportunidade de vivenciar essa emoção.

Se quiser conhecer mais o nosso trabalho, é só acessar o nosso blog. Lá há diários de bordo, que são os registros de cada atuação no hospital.

www.univasfupi.blogspot.com