MESA DE DIALOGO E A CAMINHADA PELA PAZ
São Luis vem reagindo através da revisão de suas ações institucionais e a sociedade civil organizada tem colaborado dando suporte emocional, financeiro, alimentar,etc às famílias das pessoas atingidas no incêndio aos ônibus (03/01/2014).
As instituições estão dialogando para efetivar Plano de Trabalho, no setor da saúde(esfera estadual e municipal) coordenadores e técnicos estão unindo esforços para prestarem assistência as pessoas privadas de liberdade, identificando as falhas na busca de solução, apoiando também as famílias das vítimas.
Em 15/01/2014:
1) Na Secretaria de Estado e Administração Penitenciária / SEJAP – equipe técnica (gestores e técnicos) estiveram presentes para discutir as ações nas unidades prisionais na área da saúde:
Esfera Estadual:
1. Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde
2. Defensoria Pública Estadual
3. Coordenadoria do Núcleo de Perícias Psiquiátricas do Maranhão
4. Coordenadoria Estadual da Saúde Mental
5. Coordenadoria de Saúde da SEJAP
6. Coordenadoria de Atendimento às Vítimas de Violação de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania
7. Diretoria Geral do Hospital Nina Rodrigues
8. Diretoria do Centro de Atenção Psicossocial do Maranhão Para Álcool e Drogas/ CAPS-AD
9. Chefia do Setor de Saúde da Penitenciária de Pedrinhas
10.Setor Multiprofissional ( Psicologia) da 2ª Vara de Execuções Penais
11.Tribunal de Justiça do Maranhão / UMF (Psicologia)
12.Núcleo de Saúde da Penitenciária de Pedrinhas – Psiquiatria
13.Departamento (Técnico) de Atenção à Saúde Mental da Secretaria da Saúde
14.Ouvidoria da Secretaria de Estado da Mulher
Esfera Municipal:
15. Representante do Secretário Municipal de Saúde
16. Assessora Técnica Municipal de Urgência e Emergência
17. Setor de Atividades Especiais do Hospital Dr. Clementino Moura / Socorrão II.
2) Por iniciativa da pediatra Ana Lourdes Marques e Christinne Neiva apoio de outros profissionais: pediatras, enfermeiros, assistentes sociais,… organizaram a CAMINHADA PELA PAZ com adesão da sociedade civil organizada; conforme texto publicado.
"Está chegando o amanhã! Dia do lançamento do Movimento PAZ MARANHÃO, um movimento iniciado por mulheres, profissionais, donas de casa, mães, com o objetivo de dizer BASTA à violência e ao clima de insegurança em nossa cidade e ,mais que tudo, pedir PAZ! Um movimento que pretende resgatar a nossa auto estima como maranhenses, a nossa cidadania. Movimento que recebeu a adesão dos homens que também querem paz, que também se preocupam quando os filhos saem à noite, que também querem que voltemos a ser conhecidos como A ILHA DO AMOR. Um movimento sem nenhuma ligação político partidária. Um movimento feito sobretudo com muito amor. Amor à nossa cidade, à nossa família.
A adesão de muitas pessoas, inclusive artistas maranhenses que irão realizar uma cantata da paz, mostra que esse é o caminho: nós assumirmos nossa condição de cidadãos maranhenses e cobrar de todas as autoridades competentes políticas públicas que promovam o ser humano, além de nos colocarmos (cidadãos maranhenses) como participantes do processo.
Então, convidamos a todos os amigos de boa vontade que amanhã vistam roupas brancas, tragam suas flores brancas e caminhem e cantem a Paz conosco!
Concentração: Praça Deodoro, às 14 horas. Depois, saímos pela Rua Rio Branco rumo à Praça Gonçalves Dias"
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Sílvia,
Fico feliz em ver esses movimentos sendo construídos aí no maranhão pela reconstrução da Paz!
Parabéns ao povo maranhense pelas iniciativas!
Um abraço!
Bjs!