ODONTOLOGIA HOSPITALAR CUIDANDO DO SORRISO – JANELA D’ALMA.
Despertar nos pacientes internados o interesse pela saúde bucal é um desafio aos cirurgiões dentistas. Submetidos a um stress que lhes tira a alegria d’ alma e o sorriso da face, por estarem longe de casa, em um ambiente diverso à sua rotina, com pessoas estranhas e a angustia de um diagnóstico muitas vezes terrível, com tratamentos dolorosos e mutilantes, como no caso de nossos pacientes oncológicos.
Eu aceitei esse desafio e venho desenvolvendo um projeto de implantação da Odontologia Hospitalar no Hospital Regional de Araguaína (HRA) a partir de 2006. Inicialmente na clínica da dor e cuidados paliativos da oncologia (CACON) realizando no leito diagnóstico e tratamento da afecções oportunistas, com orientações sobre higiene, escovação supervisionada e descontaminação da cavidade oral.
Hoje somos uma clínica, ampliamos o projeto para as UTI I e II, Neurologia e Nefrologia como rotina, sendo que para clínica cirurgia e demais postos o atendimento é feito conforme a demanda. Conseguimos um gabinete odontológico para atendimento interno dos nossos usuários.
O HRA possui outras ações em saúde bucal, como a clínica da Bucomaxilofacial que atende os politraumas, cirurgias maiores e reconstrução de fendas labiais, e trabalham com a ortodontia e clínica geral. Também há uma equipe de saúde bucal no ambulatório de especialidades, que desenvolve o programa de prevenção e diagnóstico do câncer de boca e dar suporte à Clínica de Cabeça e Pescoço, composta por vários especialidades como estomatologia, patologia, periodontia, endodontia e dentística.
Nossas ações são articuladas e voltadas para a integralidade e humanização do cuidado, através da promoção da saúde, do conforto e dignidade da pessoa humana. Perceber a sensibilização dos nossos usuários da importância do auto cuidado e vê-los sorrindo, mesmo com todo sofrimento, renovam nossas forças para a continuidade de nossa missão.
Por patrinutri
Muito bom este seu post pois por muito tempo se tratou a saúde bucal como algo separado do resto da saúde e em especial o profissional de saúde bucal que se isolava em seu fazer clínico dentro dos consultórios.
Agora mais integrados as equipes de saúde este profissionais tem trazido olhares novos u muito ricos para a saúde do ser humano integral!
Obrigada por trazer este assunto como tema de saúde no âmbito hospitalar pois realmente acredito que este seja tratado como um detalhe de higiene pessoal apenas e não como uma questão de saúde.
Grande abraço,
Patrícia S C Silva