Comentário Sobre o filme SICKO

12 votos

     Impressionante como este filme-documentário mostra a verdadeira face do Estados Unidos da América (USA). As pessoas valem pelo que tem ( e logicamente, se têm mais dinheiro valem mais). A palavra solidariedade não existe no dicionário dos políticos americanos. A palavra "dólar" passa na frente de qualquer questão. E se você não tem, não tem conversa. Vai ficar à margem, jogado em qualquer abrigo de qualquer jeito, desnorteado, sem rumo. Sonho americano? Pesadelo americano. Prá eles tudo se vende, até mesmo a saúde. Planos de saúde classificam as pessoas e suas doenças. E o povo fica calado!!!!!! Com medo dos políticos corruptos manipulados por grandes empresários, donos de planos e laboratórios .

     França, Inglaterra e Canadá e até mesmo a pequena Cuba que tantas vezes nós criticamos até pela ignorância de não conhecermos o que se passa por lá. eles pregam mesmo a sáude como um direito universal e gratuito. E que tapa de luva deram ao atender as pessoas americanas da mesma maneira que tratam o seu povo cubano e de graça. e as pessoas ( pacientes) americanas ficaram admiradas.  Porque uma ilha pequena como CUBA consegue dar saúde de graça e um país poderoso como os Estados Unidos não consegue? Por que eles visam LUCRO. 

      A França mostra como se trata as pessoas que precisam de cuidados. Não existe "eu" mas sim "nós". Tratamento gratuito e ainda vc recebe se não tem condições de voltar prá casa, pagam sua condução, enviam babá prá sua casa, serviço médico de urgência a domicílio, remédio de graça… fantástico.

    E agora, nessa pequena reflexão, fico a me perguntar: porque nós ainda não temos o SUS  que merecemos? Precisamos acreditar. Não é impossível.

    Nós fazemos o SUS então nós temos que lutar para que ele chegue a todos. Um SUS cada vez mais Humanizado.E também mais solidário.

                                      

                             Gláucia Ramos-comunidade Alagoas na Rede