Profissionais e apoiadores piauienses se mobilizam para definirem as ações da Semana Nacional de Humanização no estado.

18 votos

 

020.jpgNo dia 15 (quarta-feira), aconteceu o 1º encontro em Teresina para discutir e definir as ações que vão compor a programação da Semana de Nacional de Humanização no estado do Piaui.
O evento foi realizado no auditório do HILP e contou com a presença da Ioli Piauilino (referência da PNH no estado), Maria Vieira (referência da PNH no município de Teresina), Soraya Pessoa (Consultora da Rede Cegonha no estado), Margareth Eulálio (Ouvidora Geral da saúde no estado), Emília Alves (Coordenadora do GTH do HILP e editora da RHS), Aline Carla (Coordenadora administrativa do HILP) e Sérgio Henrique (Coordenador do Colegiado Gestor do HILP).
Dentre as muitas ideias e propostas apresentadas, foi construído o primeiro desenho da programação da semana piauiense, que inclui:
1-    Plenária com os comunicadores sociais, que a princípio está sendo chamada de “O SUS na mídia: a força da comunicação em saúde no Piauí”. Foi pensado em fazer deste tema a abertura da Semana com ato oficial, com a presença dos Secretários de Saúde do Estado e município de Teresina e dos Conselhos de Saúde. Foi sugerido convidar a Profª Valéria Monteiro, da FIOCRUZ/UNB e Câmara Técnica do CONASS para participar dessa plenária.

2. Montagem de uma Tenda em local público,  para propiciar rodas de conversas temáticas, apresentações artísticas, manifestações culturais etc. Foi pensado discutir as seguintes temáticas:
– Educação Popular em Saúde;
– Direitos dos Usuários do SUS;
-As Parteiras e a Rede Cegonha (identificar trabalhos já desenvolvidos com Parteiras no Piauí);
Ouvidoria como ferramenta de avaliação das políticas de saúde;
– Valorização do trabalho e do trabalhador;
– Sentidos do trabalho em saúde (estimular a livre expressão, criando um mosaico e disponibilizando materiais para o visitante escrever, opinar, criticar);
– Desprecarização das relações de trabalho no SUS (convidar representantes das Mesas de Negociação Permanente no SUS, Ministério do Trabalho, sindicatos etc);

3. Seminário da PNH no Território da Planície Litorânea (em Parnaíba): evento de um dia para trabalhadores e gestores dos 11 municípios, bem como para trabalhadores e usuários do SUS de Parnaíba. Trata-se de uma demanda do território para a qual contaremos também com o apoio e parceria da UFPI e gestão do Hospital Dirceu Arcoverde-HEDA. Programação a ser discutida e construída com todos os sujeitos envolvidos. Foco: acolhimento, direitos dos usuários, acesso aos serviços.
Apoiadores identificados: Inez Moraes, Clara Leal, GTH do HEDA.

Outras ações sugeridas
1. Seminário da PNH no município de Picos
2. Discussão da PNH nas instituições formadoras: UFPI, UESPI, e faculdades privadas

Foi sugerido ainda que as unidades de saúde, principalmente as da capital, mobilizem os seus coletivos para realizarem movimentos com temas nos seus respectivos espaços durante a Semana. Foi sugerido, no entanto, que as atividades sejam informadas ao Comitê de Humanização para uma composição com a agenda do Estado.

Soraya Pessoa (Rede Cegonha) informou que a Maternidade Dona Evangelina Rosa produzirá um vídeo sobre as suas iniciativas de humanização para ser exibido para os trabalhadores e usuários no próprio espaço da unidade, durante a semana em debate.

Finalizando o encontro, foi sugerida a criação de um grupo no facebook para discutir e compartilhar informações sobre o evento, numa perspectiva de construção coletiva.

Um novo encontro foi agendado para o dia 20 (segunda-feira), às 8h30 no HILP, envolvendo outros atores, para conversar mais sobre as propostas, e definir a programação oficial, e cadastro das ações na Rede HumanizaSUS.

021.jpg