Disque Saude/ 160 Campinas – SP

12 votos

Criado em 2009 pela Secretaria de Saude de Campinas, vem atuando no agendamento de consultas on-line através do sisitema SIGA-Saude, para as unidades básicas da rede de Campinas. Atingimos até agora 70% das UBS e 2 grandes serviços de especialidades, Policlínica 2 e Centro de Referência em Reabilitação (CRR). Não completamos ainda 100% das unidades, devido a problemas técnicos de rede e computadores além de problemas pontuais de falta de RH nas unidades. Na maioria delas é possível agendar consultas médicas, desde que o cidadão tenha o cartão SUS e se cadastrado na sua unidade da área de abrangência, nas especialidades básicas GO, Pediatria, Clínico, Medico de Saude da Família, atendimento com a enfermeira, odonto, coleta de CO, acuidade visual e agenda de ECG.

Nos centros de referência agendamos pacientes para retorno das consultas, isto é pacientes que já estão em acompanhamento nestes serviços, chagando a 2500 pacientes agendados por mês. 

Em 2013 foram cerca de 130 mil agendamentos no total.

Outro serviço prestado é a confirmação de consultas de especialidades. Ligamos para os pacientes das listas do sistema SOL-Apoena, que é o sistema usado para agendamento de exames e consultas especializados, confirmando e lembrando da consulta com 2 dias de antecedência. Isto implantado, com a confirmação, conseguimos um comparecimento nas unidades que chega próximo a 95%, contra uma perda histórica de 75% de presença quando não se consegue o contato. Para um universo de 10 mil primeiras consultas semanais, ocorre uma diminuição das perdas de cerca de 20%. Isso reduz filas e tem um ganho social bastante importante. Mais de 130 mil contatos foram feitos neste período.

Também, recebemos 10 % das ligações para informações sobre serviços, sobre medicamentos, como fazer para ir em tal unidade de atendimento, procedimentos simples e complexos, orientações sobre saude e os serviços, reclamações, elogios etc 

Hoje é bem utilizado pela população e temos filas de esperas nas ligações, o que cria a necessidade de ampliação do serviço. Estamos aumentando o quadro dos atuais 13 atendentes, para 18, com viés de aumento para 23 até o final do ano.

O Disque Saúde tem facilitado a vida dos cidadãos na medida em que diminui a frequência destes nas recepções das unidades, evitando deslocamentos e aglomerações nas unidades.