Relato sobre o filme Sicko S.O.S
Sicko S.O.S é um documentário realizado pelo cineasta Michael Moore, onde o mesmo relata o verdadeiro perfil da saúde pública do Estados Unidos . Bem como mostra o sistema universalizado da saúde dos países Canadá, Inglaterra, França e Cuba.
Seus relatos, colhidos em cima de famílias americanas, com distintos tipos de necessidades médicas,nos mostram como funciona um tratamento médico nos EUA.A saúde só funciona para os que têm dinheiro,àqueles que podem pagar fortunas aos planos de saúdes. Mesmo sendo a maior potência do mundo,o país encontra-se com um sistema assistencial de saúde doente, preconceituoso , e altamente capitalista.Existe também a corrupção entre o legislativo juntamente com as potências farmacológicas,enquanto os pacientes, principalmente os de classe média não têm dinheiro para pagamentos de remédios absurdamente caros para seus tratamento.
Enquanto que no país vizinho, Canadá,e outros como na Inglaterra, França e até mesmo Cuba (país de terceiro mundo) o atendimento é universal e os medicamentos são de valores bastante acessíveis. Refletindo uma população mais saudável .
Podemos concluir que um país como o nosso: BRASIL está no caminho certo de modelo assistencial de saúde, porém precisa se libertar do capitalismo "selvagem" das empresas medicamentosas,precisa de uma reorganização no trabalho de base,como uma valorização,qualificação e perfil dos que trabalham na mesma. Bem como uma reforma política, ou melhor uma reforma nos nossos políticos.
Por Maria Thays
"Fantástico"! O documentário de Michael Moore, é impressionante no que se refere a saúde desumana nos EUA. O país considerado uma das potencias econômicas blindada e poderosa, possui o pior sistema de saúde dos continentes. Como bem visto no filme, os EUA, não se importa de verdade com seus patriotas, a não ser que, tenham grana, muita grana para serem notados como cidadãos. Por ser um país extremamente consumista, os EUA, só valoriza quem pode gastar, consumir, pagar; um individuo que não paga, não tem direitos; pois é considerado um gasto desmerecido. Direito a saúde, aposentadoria, moradia… Zero, não há lugar para os que não pagam. Atendimento com plano de saúde? Somente quem pode pagar todas as custa, quem não, fica do lado de fora.Daí da para se entender como é que se enriquece.Mais de 250 mil pessoas estão fora dos planos de saúde, por não poder arcar com as despesas e precisarem optar pelo tipo de tratamento ou que salvar primeiro. Como pode um sistema escolher as qualificações do usuário, para que este possa ser ou não aceito?Já nos países pesquisado por Michael Moore, a situação chega a ser escandalosa para o produtor; Moore, fica totalmente alucinado com a qualidade de vida que encontra na Inglaterra, França, Canada e Cuba; países que oferece cobertura total de assistência aos seus cidadãos. E aí, estamos ou não no caminho certo, para um SUS, QUE DEVE DAR CERTO? O Brasil, pode ser um país completo…pena que quem zela pelas leis, não pense assim!