Relato sobre o filme Sicko S.O.S

9 votos

        Sicko S.O.S é um documentário realizado pelo cineasta Michael Moore, onde o mesmo relata o verdadeiro perfil da saúde pública do Estados Unidos . Bem como mostra o sistema universalizado da saúde dos países Canadá, Inglaterra, França e Cuba.

        Seus relatos, colhidos em cima de famílias americanas, com distintos tipos de necessidades médicas,nos mostram como funciona um tratamento médico nos EUA.A saúde só funciona para os que têm dinheiro,àqueles que podem pagar fortunas aos planos de saúdes. Mesmo sendo a maior potência do mundo,o país encontra-se com um sistema assistencial de saúde doente, preconceituoso , e altamente capitalista.Existe também a corrupção entre o legislativo juntamente com as potências farmacológicas,enquanto os pacientes, principalmente os de classe média não têm dinheiro para pagamentos de remédios absurdamente caros para seus tratamento.

           Enquanto que no país vizinho, Canadá,e outros como na Inglaterra, França e até mesmo Cuba (país de terceiro mundo) o atendimento é universal e os medicamentos são de valores bastante acessíveis. Refletindo uma população mais saudável .

           Podemos concluir que um país como o nosso: BRASIL  está no caminho certo de modelo assistencial de saúde, porém precisa  se libertar do capitalismo "selvagem" das empresas medicamentosas,precisa de uma reorganização no trabalho de base,como uma valorização,qualificação e perfil dos que trabalham na mesma. Bem como uma reforma política, ou melhor uma reforma nos nossos políticos.