“O HOMEM MIGRANTE”- Conferência David Lapoujade/SP 19/09/09 (VIDEO PARA QUEM NÃO CONSEGUIU IR)
"Conhecemos os provincianos por seu modo de conhecimento... tem pessoas que não mudam, não querem mudar seu conhecimento... O HOMEM MIGRANTE ESTÁ ENTRE OS CONHECIMENTOS QUE ELE ABANDONA E AQUELES CONHECIMENTOS QUE NÃO ADQUIRIU AINDA... É governado pela pergunta. ELE HABITA O INTERVALO. O conhecimento MIGRATÓRIO lida com os SEGREDOS (aquilo que está por trás de uma pessoa). Qual o segredo? O que faz migrar? O poder de sedução de um segredo! Emissão de signos secretos que estão em volta dos segredos. Simpatia por... É o que move alguém a conhecer. CONHECIMENTO MIGRATÓRIO é uma relação afetiva, de simpatia. É conhecer o que passa no interior e considerar o segredo uma interioridade que me escapa... um mundo diferente do meu. Alinhando os afetos, posso ser um outro através do outro. Torno-me um outro por meio de outra pessoa. Nunca migramos sozinhos, sempre há alguém que simpatizamos. Conhecemos por intermédio do outro. Não me fusiono com esse outro, mas me torno um outro por meio dele e o outro se torna um outro por meu intermédio. Afetação. Uma ordem rítmica. Reencontrar o ritmo de outrem. Não conhecemos o outro por sua história, mas PELOS MOVIMENTOS QUE ELE PODE FAZER. Para CONHECER, o verbo é SEGUIR (algo que se produz). É a tonalidade, o tom, do outro em mim, não vibrando em uníssono, mas
Palavras de David Lapoujade, SESC/SP
Valeu a pena MIGRAR PARA CONHECER!
Conhecer, encontrar, afetar, seguir, novas realidades, novas verdades, simpatia, ser-um-outro, segredo, migrar! Implica estar disposto em se por em relação com o outro. (Em nosso caso, como trabalhadores de saúde, apostar em um regime de afetação com usuários, que todos somos; com outros trabalhadores de saúde/colegas/parceiros/companheiros, com outras pessoas...) Migrar para conhecer? Movimento. Quais os movimentos que podemos fazer? Se conhecemos o outro pelos movimentos que realiza, estamos nos deixando conhecer? E, nesse conhecer através dos movimentos, ser-um-outro?
Veja também o post "Valorização do Trabalho e do Trabalhador".
Apoiadora Institucional da PNH – São Sepé/RS
Por Luciane Régio
E pratique seu Francês é claro rsrsrsrs… em breve disponível na TV do SESC SP com a versão em Português?? Talvez…mesmo assim tente! Desculpem, eu filmei apenas para minhas memórias, não imaginava colocar aqui, entá balançando um pouquinho a imagem… mas para amigos vale tudo. O vídeo é a primeira parte; o texto, a segunda (que não filmei), estava interessante demais e não quis perder o momento… e não tinha como anotar e filmar…
Abraços…