Formação de Apoiadores 4 encontro em Florianópolis SC

14 votos

Um grato encontro: Saúde e Trabalho, Direitos dos Usuários, Visita aberta, Acolhimento e Ambiência!

Cumprindo mais uma etapa do processo de formação de apoiadores em Florianópolis estivemos reunidos nos dias 18 e 19 de Setembro para além de ouvir um pouco mais sobre estes tema que envolvem a saúde e o cotidiano dos participantes trocar experiências. Muita riqueza se produziu nestas rodas.

O colegiado ampliado do curso teve um importante momento avaliativo do processo, exercitando uma fala de si no desenvolvimento desta função de formadores, apoiadores pedagógicos, parceiros das instituições formadores entre outras funções para fazer acontecer este processo de formação.

Experimentamos encontros entre as ups, exposições dialogadas, grandes e pequenas rodas.

Fernanda Beck seguiu com as discussões iniciadas no encontro entre UPs focando no tema saúde e trabalho. Contando com a participação e comentários dos participantes debateu-se sobre conceitos e estratégias de ação propostas a partir das discussões da PNH.

Maria Esther Villela abordou a questão dos Direitos dos Usuários e Visita Aberta, não deixando de compartilhar conosco sua rica experiência quanto ao parto humanizado.

Em seguida propusemos pequenas rodas para tratar dos dois temas que foi compartilhado depois na grande roda.

No dia seguinte foi a vez de Marilene Wagner falar sobre Acolhimento como diretriz da PNH detendo-se também no acolhimento com avaliação e classificação de risco como um potente dispositivo tanto na urgência e emergência e na atenção básica.

Na sequência Mirela Pessatti trouxe a ambiência como diretriz e dispositivo da PNH compartilhando imagens de projetos já concretizados, despertando no grupo a importante dimensão das mudanças que podem ser provocadas no processo de trabalho a partir da discussão dos espaços ocupados nas instituições de saúde.

Novamente em grande roda, após um breve tempo de técnica do cochicho,  o grupo debateu sobre as proximidades na aplicação do acolhimento e ambiência como potentes diretrizes da PNH.