Hora do Soninho na UTI Pediátrica

12 votos

Humanização na UTI neonatal reforça bem estar do paciente 
“Hora do Soninho”, visita dos avós e do pai auxiliam na evolução clínica

             02_0.png             03.png  

equipe médica e de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente intensifica ações de humanização para garantir aos pacientes recém-nascidos avanços nos tratamentos e a aproximação dos familiares.
 

As ações têm como base a Portaria 930/2012 do Ministério da Saúde que define as diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

O projeto “Hora do Soninho” oferece ao paciente pelo menos quatro momentos durante o dia em será reservado apenas ao sono, evitando inclusive a interrupção com coletas de exames. “Este projeto só tem exceção aos pacientes que não podem ficar sem medicação ou em casos de urgências. Do contrário, todo atendimento como, avaliação médica, exames e até mesmo as visitas são direcionados para outros horários. O sono é totalmente responsável por várias evoluções no organismo, inclusive o ganho de peso e o crescimento”, afirma a neonatologista do HR, Maria Ângela Cabrera.
 

Outro projeto é a aproximação da família junto ao recém-nascido. Por isso, a mãe passa a ter acesso livre a UTI, o pai ganha o direito de visitar o bebê, assim como os avós também. Os projetos de humanização na UTI neonatal têm apoio do Grupo de Trabalho de Humanização do HR.