Curso Formação de Apoiadores Espírito Santo

12 votos

No ultimo dia 18 de setembro estive em Vitória, ES, participando do Curso de Formação de Apoiadores da PNH naquele estado. Fui para discutir Acolhimento e Clínica Ampliada na Atenção Básica. Quando fui convidado, Beth Barros, Vera Figueiredo e Monica, consultoras da PNH, fizeram uma demanda contextualizada para discussão voltada para o apoio a projetos de intervenção, que seriam formulados e implementados pelos  participantes do curso em suas regiões e serviços. A encomenda foi muito bem contextualizada, como sempre desejamos que acontecesse nos nossos cursos de especialização na universidade.

A oficina foi voltada para ferramentas para intervenção, considerando que os "alunos" se tornariam apoiadores e deveriam enfrentar o desafio de lidar com equipes em dificuldades cotidianas.

Partimos de situações frequentes na Atenção Básica: Serviços com problemas de adscrição de clientela, serviços com baixas coberturas e alta demanda, equipes com graves problemas de relação com a população, equipes que se queixam de sobrecarga e excesso de demanda…

Discutimos técnicas de abordagem, questões conceituais e ferramentas de trabalho para o apoiador: estudo de demanda, análise de demanda, fluxogramas analisadores, abordagem por vulnerabilidade, cogestão da clínica e do processo de trabalho, etc.

Uma manhã intensa! Muito interessante! Houve muita participação de grande parte das 170 pessoas presentes. Senti que o curso tem criado um espaço de construção coletiva e formação de uma inteligência coletiva que me envolveu muito! Gostei de participar! Acho que temos que fazer mais isso. E promover um movimento de fazer com que as experiências e as ferramentas gerenciais discutidas seja como softwares livres, de domínio público!

Parabéns a todo o coletivo e aos apoiadores da PNH no Espírito Santo!!!!