Síntese do texto
Boa tarde!
Apresento minha síntese do artigo “Análise do trabalho em saúde nos referenciais da humanização e do trabalho como relação de serviço” do autor Serafim Barbosa Santos Filho.
A PNH tem como premissas a compreensão de que o trabalho e o trabalhador interagem simultaneamente e que é a mobilização da experiência dos trabalhadores ou a construção do conhecimento prático que define o trabalho. A PNH fomenta a construção de coletivos e redes afetiva de trabalho no domínio da cogestão. Baseado nesse referencial, o autor tem como objeto de análise em seu artigo os trabalhadores/equipes: Tendo no trabalho um instrumento capaz de produzir transformações na vida dos sujeitos, cada sujeito em seu ambiente de trabalho, atua como um gestor de seu próprio fazer, apesar das normas estabelecidas, o ambiente exige permanentes negociações e debates para promover ajustes.
Para trabalhar o objeto de seu estudo, a saber, os instrumentos que os trabalhadores mobilizam, Serafim cita Zarifian, que associa a motivação a sentidos relacionados ao “sentimento de utilidade” no que se realiza, ajuda mútua, respeite e justiça, são um deles. O autor conclui apontando a PNH como uma boa opção para mudar a atual situação do trabalho em saúde por reafirmar as diretrizes do SUS e propor intervenções diretamente com os sujeitos que constroem o sistema na prática, no entanto reconhecendo limitações para sua implementação por ausência de monitoramento e avaliação de resultados alcançados no processo de implementação.