ANÁLISE SOBRE O TEXTO DE SERAFIM FILHO

0 votos

          O texto de Serafim B. Filho analisa a forma do trabalho desempenhado na saúde, com um processo de inserção dos trabalhadores na produção da saúde.

           Visualiza os trabalhadores como sujeito construtor de autonomia e corresponsabilidade no que se faz. Fortalecendo ao trabalhador o sentido real do seu trabalho.Não nos modelos já pre-escritos, e sim na realidade e no sentido que o mesmo dar ao seu trabalho.

           Apresenta certas dificuldades encontrados na operacionalização de um trabalho em equipe. Tanto pela tradição dos vínculos trabalhistas e suas individualidades, bem como com a ineficiência e falta de interesse da gestão na mudança participativa. Mostra que cada membro desse processo tem que desenvolver suas potencialidades,respeitando o próximo sempre pensando num bem maior para a sociedade. 

           O texto também enfatiza a elaboração da avaliação do trabalho em saúde,através de protocolos de atendimento, pois  a informação serve como analisador e organizador deste. E assim a proposta da PNH será efetiva em provocar efeitos nos grupos com diálogos e alterações de atitudes diante dos fatos.

            Diante do exposto , o texto conclui que a PNH como política pública, tende a ser fortalecida no SUS, com repercussões para os usuários,  trabalhadores , gestores e instituições.