Resumo do Texto de Serafim Barbosa Santos Filho

0 votos

Curso  de Apoiadores da Política Nacional de Humanização do SUS – Alagoas

Aluna: Leomá Calheiros Andrade

Atividade: Resumo do texto – Análise do Trabalho em saúde nos referenciais da humanização e do trabalho como relação de serviço.

Módulo I   

Tutora: Paula Rosimar Angelo de Carvalho Oliveira

     O texto de Serafim Barbosa descreve a análise do processo de trabalho e do trabalho como atividade de relação de serviço, fundamentado nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização- PNH,partindo de referenciais teóricos, políticos e metodológicos que permitem a construção de dimensões analíticas, num movimento dialético capaz de trazer resignificações ao fazer profissional, articulando a implementação de práticas de análises coletivas do trabalho e a discussão de suas implicações no campo da intervenção. A abordagem analítica permite uma articulação na reorganização do processo de trabalho, propondo transformações tanto no âmbito das relações sociais quanto na produção e prestação de serviços, considerando as singularidades e subjetividades dos sujeitos coletivos.

        No campo teórico- metodológico a PNH  compreende uma concepção de apoio- intervenção,  conduzindo  diferentes formas de discussão no âmbito da gestão dos serviços, baseando-se nos referenciais de valorização do trabalho, de sua capacidade de produzir mudanças nas vidas dos sujeitos e mobilizações na perspectiva da transformação social. Nessa direção, atuam dimensões pedagógicas, congregando diversos saberes, na formulação de redes de cooperação, comunicação e aprendizagem na reconstrução dos canais de participação, possibilitando mudanças e a visualização dos conflitos inseridos no mundo do trabalho.

        A Política Nacional de Humanização transcende a dimensão  metodológica, no campo da intervenção, através da análise e identificação dos conflitos e das possibilidades de mudanças no processo de trabalho, fomentando a reafirmação dos princípios do SUS, assim reacendendo a discussão do ideário do movimento da reforma sanitária, na defesa da universalização das políticas sociais e na garantia dos direitos sociais.