“NÃO ESMORECER PARA NÃO DESMERECER”

11 votos

Ouvindo o discurso do ex-ministro Alexandre Padilha, refleti sobre a frase de Osvaldo Cruz citada por ele: "Não esmorecer para não desmerecer".

Naquele instante, minha reflexão se estendeu aos momentos vividos durante os anos que tenho exercido em saúde pública. Foram muitas alegrias mas também, muitos minutos conflitantes e desmotivantes dentro do ambiente de trabalho causados por grandes dissabores, quer sejam por precariedades nas condições de trabalho, quer por questões salariais, quer por problemas com a gestão.

Mesmo não acreditando muito em saúde "Municipalizada" , resolvi ingressar num Conselho Municipal de Saúde para ter voz e vez. Às reuniões do Conselho vou motivada, encorajada e lanço as minhas propostas. Eis um grande papel que o SUS destinou para gestores, trabalhadores e usuários do sistema.

As conquistas são lentas dentro das organizações de trabalho. A desmotivação  ao trabalho acontece de vez em quando comigo e com outros colegas . Espera-se muito por uma maior valorização do indivíduo, de suas carreiras, de suas funções.

Trabalhar a saúde na Saúde é uma tarefa espinhosa. Percebo a importância do SUS e tenho uma missão nele. Permaneço confiante em quem foi e em quem vai. O novo ministro Arthur Chioro , cujo sobrenome lembra a palavra choro, ao invés do nos fazer chorar irá trazer felicidade a todos. Sem esmorecer para poder merecer.

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."(Madre Teresa de Calcutá).