I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO PARTO: CIÊNCIA, CUIDADO E TECNOLOGIA

17 votos

Compartilho informações sobre o I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO PARTO: CIÊNCIA, CUIDADO E TECNOLOGIA, que acontecerá no período de 01 a 04 de maio de 2014, em São Paulo.

 

parto_1.jpg
“O Brasil está vivendo uma enorme transformação na área da assistência à saúde materna e neonatal, uma mudança que está sendo buscada ainda na gestação e tem seu ápice na transformação do evento do parto.

Se, por um lado, o índice brasileiro de cesarianas bateu o assombroso patamar dos 52%, reforçado pelo aumento exponencial de denúncias de violência obstétrica institucional, por outro lado o movimento de humanização se organiza e fortalece em nível nacional, impulsionado pelo movimento de mulheres usuárias do sistema de saúde.

Aliado ao movimento social de mulheres, observa-se o estabelecimento incipiente de políticas públicas representadas pela Rede Cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde focada em mudanças via Sistema Único de Saúde (SUS) e fundamentada nos princípios de humanização da assistência à gestante, ao recém-nascido e às crianças, buscando assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro.

Iniciativas de humanização da assistência começam a surgir em diferentes esferas, tanto no nível público quanto no privado, bem como se fortalecem os profissionais focados no oferecimento da assistência respeitosa, acolhedora e baseada em evidências científicas.

No entanto, por ser um movimento que está ganhando força nos últimos anos, falta ainda aos profissionais de saúde brasileiros envolvidos em tais mudanças a chance de conhecer e aprender com experiências internacionais de sucesso, vivenciando mais proximamente técnicas e conceitos que permitiram a outros países a conquista de uma assistência humanizada ao parto, baseada em ciência e expertise.

O I Simpósio Internacional de Assistência ao Parto: Ciência, Cuidado e Tecnologia (I SIAPARTO) tem como objetivo, portanto, tornar possível a atualização dos profissionais de saúde envolvidos com o movimento de assistência humanizada ao parto e nascimento no Brasil por meio de palestras e conferências de nível internacional com alguns dos mais renomados profissionais do mundo.

O I SIAPARTO pretende ser um divisor de águas na vida dos profissionais que desejam promover a transformação na assistência ao nascimento no Brasil, por favorecer o aprendizado na área do cuidado humanizado, da disseminação das diferentes tecnologias e do uso apropriado das diferentes tecnologias”.