BLOGAGEM COLETIVA: 136 – OUVIDORIA GERAL DO SUS.

16 votos

Há algum tempo, os blogueiros e ativistas em Diabetes vem percebendo um comportamento que em muito tem nos incomodado, as pessoas reclamam muito do SUS nas redes sociais e quando orientados a buscar os orgãos preparados para receber queixas, denuncias, a maioria simplesmente diz:
"Nem vou perder meu tempo, sei que não funciona", é triste, mas é assim que o SUS tem sido visto, lógico que o SUS tem suas falhas, e não são poucas, e o 136 é um desses serviços que apesar de eficiente, apresenta falhas técnicas, a primeira delas é não poder ser acessado de qualquer aparelho de telefonia, seguido por diversas quedas no sistema de registro de solicitação, mas isso não deveria ser empecilho para as pessoas fazerem suas ocorrências.
Por estarmos constantemente entre os usuários do SUS nas redes sociais, possuímos uma visão bem clara, do que o cidadão está deixando de fazer na luta pelos seus direitos, e muitas vezes trilhando o caminho mais fácil, mas que não colaboram para mudanças efetivas e por vezes definitivas.

Nossa blogagem coletiva já começou, com o objetivo de fortalecer o SUS e a ouvidoria e ajudar nossos leitores e seguidores a resolverem seus problemas de maneira mais simples.

Algumas publicações:

"É muito importante que a população entre em contato com a ouvidoria, sempre que tiver qualquer problema relacionado à saúde, insulinas, insumos ou qualquer outra coisa. Pode ser que eles não consigam resolver de imediato e encaminhem vocês pra alguma secretaria, porém, essa informação fica guardada e isso também é importante.
Não tenham receio de passar seus dados. Ninguém vai te perseguir por causa disso. Eles precisam de informações corretas e detalhadas para registrar a reclamação e dar o devido encaminhamento. Muitas vezes, eles nem sabem que está faltando insulina nos postos de saúde. O contato de vocês pode ajudar e muito os dois lados."
Nicole Lagonegro
https://minhafilhadiabetica.com/2014/02/06/disque-saude-136-use-e-abuse-do-servico-o-sus-precisa-te-ouvir/

"Para melhorar o SUS tem que nos ouvir. Se quisermos mudar a nossa realidade precisamos compartilhar informações, nos unir e dar voz as nossas lamentações!!!" Carol Freitas
https://docescontosdeumavidadoce.blogspot.com.br/2014/02/disque-saude-136-o-canal-de-comunicacao.html

"Devemos repensar nossas praticas na busca por direitos, possuímos um sistema de saúde programado para ser o mais eficiente do mundo, porque não é? Será que é só culpa dos desvio de verbas, má administração? Ou será que nós, cidadãos brasileiros estamos colaborando para isso, ao deixar de informar as ouvidorias o que está errado, o que nos deixa insatisfeito?". Sarah Rubia
https://eumeufilhoeodiabetes.blogspot.com.br/2014/02/ouvidorias-do-sus-voce-faz-uso-delas.html?spref=fb

"É preciso conscientizar que somos o veículo de informação para que o Ministério da Saúde faça sua parte, vamos usar e espalhar esse serviço, quem ganha eu, você e todos que dependem do SUS, teremos um trabalho humano e eficaz.
Ligue para obter informações sobre saúde, fazer denúncias, reclamações, sugestões e claro elogios. Tenha em mãos o último receituário médico e o cartão do SUS, além de registrar por telefone, faça a mesma reclamação pelo site. Salientando que esse é o único caminho para haver mudanças concretas, esse canal é confiável e seguro, ao ligar e passar informações ninguém será perseguido pelo governo ou deixará de receber algo, muito pelo contrário fazendo isso estaremos contribuindo na melhoria do serviço."
Silvia Onofre
https://joaopedroeodiabetes.blogspot.com.br/2014/02/faltou-medicamentos-insumos-e-insulinas.html

"Em meu blog, por e-mail e nos grupos das redes sociais sempre leio:
“Tô sem insulina! Fui na Farmácia de Alto Custo e não me entregaram.”
“Não recebi os insumos da bomba, não tem previsão de entrega. Desorganização! Preciso disso pra viver!”
E por ai seguem-se postagens e comentários…
Minha dúvida é: Será que além do famoso escândalo que fazemos no local e das postagens nos grupos vamos procurar os meios certos para reclamar? Reclamamos aos locais e pessoas certas?
Não posso generalizar mas a maioria das pessoas sentam-se na frente do computador pra postar nos grupos mais não tomam a atitude correta em relação á isso. Por isso este post te mostrará o que de fato deve ser feito para que ganhemos força e passemos a reclamar aos órgãos competentes.
Sempre que te faltar insumos, insulinas e medicamentos ligue 136 este é o número da Ouvidoria Geral do SUS."
Kath Paloma
https://diabetesevoce.blogspot.com.br/2014/02/o-que-fazer-quando-nao-recebo-meu.html