A TV Atitude é uma TV alternativa que mostra o SUS que dá certo e está no evento com a comissão PRO ABRASME RN mobilizando as pessoas para se juntarem na organização da associação brasileira de saúde mental no RN. Na Mostra HumanizaSUS RN, os consultores da PNH, Erasmo Ruiz e Sheylla Maria, a apoiadoraTeresa Freire e outras diversas personalidades foram entrevistadas e reafirmaram o sucesso do evento em Natal. A repórter Silvana do programa "doidetu" abordou o coordenador da redehumanizasus com a seguinte pergunta: "onde você guarda sua loucura?". O objetivo do programa é provocar reflexões acerca do conceito da loucura.
E você, já pensou onde guarda sua loucura?
23 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
É isso aí, Luzia! vamos continuar a conversar por aqui.
Um beijo,
Jacqueline
Por Luciane Régio
Jacque!
No RN ou no RS, geograficamente em pólos opostos, NORTE-SUL, esta… é uma pergunta que não quer calar: "Onde você guarda sua loucura"?
Sem dúvida uma das perguntas mais interessantes que já vi!? Juro. Posso utilizar? Quero descobrir onde está a minha, ao perguntar isso às pessoas…
A – d – o – r – e – i !
Bjos muitos,
Lu
Por Cláudia Matthes
eu guardo na casa da Jacqueline, risos.
Muito legal essa turma que "inventa" e reinventa .
Foi uma atividade que chamou muita atenção. Acho que algumas coisas não precisamos nem transformar é só sair perguntando.
Um grande abraço
com carinho
Cláudia-Peju
Por Luciane Régio
E Ricardo, respondeu o que? Fiquei curiosa!
Se filmaram, ok (TV). Se não, jamais vamos saber?
Bjos no coração… "Claudinha e Jacque", vocês são SUPER!
Lu
Por Cláudia Matthes
eu vou saber onde Ricardo guarda a dele…rs
bjão amiga, e que cada um encontre a sua onde depositou..rs
divertido esse povo do rn
Por Luciane Régio
Estou louca pra "sacar" as minhas! Beijos amiga!!!
Rosamaria Katiane
É o seguinte…
Não consigo guardar minha loucura, kkkkkk
Ela tá externada pra todo mundo ver.
Inclusive, temos uma paciente com transtorno mental (Luzinete, muito famosa por aqui, rsrsrsrs) e ela já me diagnosticou que sou louca, kkkkkkk. Imaginem o grau da minha loucura!!!
Rosa, sua loucura é muito bem vinda nessa rede. Parabéns a todos da Guarita pelo belo trabalho.
Um beijo,
Jacqueline
Boa pergunta? onde? acho que Ricardo no seu agito cotidiano da PNH deixa de uma ponte aérea para outra, mas e eu? quem sabe por hora na rede humaniza! reflexão esta hem.
Por Luciane Régio
Deixaram esta picando? (título do post…)
Mas voltando à pergunta, ela pode não somente ser boa, como também virar algo "fantástico" (já que o assunto é loucura!). Um ótimo dispositivo de conversa (bem divertido) para transversalizar a questão dos CAPS e Saúde Mental com equipes de UBS/ESFs, (trans)formando redes e ampliando a discussão em relação ao estigma da loucura profissional-usuário. Aqui vamos experimentar isso no próximo dia 01/10, em Encontrão da SMS! Que loucura, hein? Experimentar as nossas? Com adaptações gaúchas, é claro!?
Queridos amigos
Que saudades!!!!! Espero que tenham feito o acolhimento sem classificação de risco de todos os loucos e loucuras nesse seminário em Natal!
Abraços carinhosos desde Madrid
Magda Dimenstein
Magda!!!
Que maravilha este encontro por aqui encurtando distâncias!
Fomos além do acolhimento. Compartilhamos loucuras e inquietações, alargamos a roda com a inclusão de novos sujeitos e o grande risco é de não pararmos por aqui.
Beijos, muitas saudades!
Jacqueline
Por Luciane Régio
Jacque! Conversando com Claudinha me dei conta! Desinstitucionalizar primeiro nossa sanidade? Ou será que alguém AINDA pensa que SÓ os outros podem ser loucos? Reconhecer no outro o seu próprio limiar…
ESTAMOS PREPARANDO ALGO COM ESTE FOCO PARA O PRÓXIMO ENCONTRÃO DA SMS NA SEMANA QUE VEM… valeu a idéia… Aguardem!!!
Bjos!!
Luciane,
sua participação no chat durante o evento foi muito importante para nós; receba de todo o RN um grande, insano e desinstitucionalizado abraço.
Jacqueline
Por Luciane Régio
Em Sampa, "Lapoujade" disse que "conhecemos as pessoas não por suas histórias, mas pelos movimentos que podem fazer"! "E migramos por simpatia"… Migrei pra junto, mesmo estando a kilôôômetros de distância… E saiba que no GTH, CMH, Grupos de Educação em Saúde e CMS de São Sepé "iremos assistir os vídeos dai" em encontros que estamos organizando. O Seminário Estadual do RN já se tornou "sem fronteiras"!! Abraços…
Luciane
Por Teresa Freire
Olhe foi muito bom alem de muita loucura,
Ricardo nos fez pensar sobre as redes vivas, a beth deixou o puiblico emocianado falando do trabalhador enquando sujeito e se implicado no que faz e reinventa. E Edaurdo Passos no ultimo dia quase enliquecou todos com as suas provocaçoes sobre o metodo e o modo de fazer.
E nos foi perguntado muitas vezes o que fazmeos com nossa loucura e ainda estamos a pensar.
Bjs, Teresa Freire- Natal
… "doidoénós" que não soltamos nossas loucuras. !
CMH – São Sepé – RS
Alguém poderia disponibilizar a entrevista com o ricardo?
Muito interessante essa pergunta: onde vc guarda a sua loucura?
Adoro coisas de loucos!!!
Iza
Querida Maria Luiza,
Sinto desapontar, mas a resposta de Ricardo terá que ouvi-la dele próprio.Todos resolveram soltar suas loucuras, inclusive a cinegrafista que abandonou o posto e foi dançar ciranda.
E já que entrou na conversa, pensou onde guarda a sua loucura?
Beijos,
Jacqueline
Todo mundo tem as suas!
Angela são sepé
HIPERDIA
Por Cláudia Matthes
Por luzia Maia Leite
Aqui falamos de SUS que dar certo….. e não podíamos ficar de fora….digo, o CAPS I DE APODI – RN , mostrando sua potência emitindo o maior
desejo de que possamos na verdade colaborar para o melhor prognóstico
tico…. sonhar é preciso e O PNH TEM DIRETRIZES que norteia os serviços de forma coletiva apoiando e reinserindo na sociedade os usuários portadores de transtornos mentais. Luzia Maia