Ouvidores do SUS se reúnem para discutir melhorias

18 votos

 

ouvidoria.jpg

Ouvidores dos hospitais públicos estaduais de Teresina reuniram-se nessa terça-feira (11) no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) para discutir melhorias no setor da ouvidoria em saúde. A reunião foi coordenada pela ouvidora-geral do SUS no Piauí, Margareth Eulálio, e contou com presença de ouvidores do Hospital Infantil Lucídio Portela, do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, do Hemopi, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Maternidade Dona Evangelina Rosa. O Conselho Estadual de Saúde (CES-PI) também enviou representante.
 

Entre os temas discutidos, foi definida: a participação de todos os ouvidores em um curso de Libras, com início previsto para março deste ano, o que possibilita o atendimento a pessoas com deficiência; a padronização do formulário para a pesquisa de satisfação dos usuários e uma programação para comemorar o Dia do Ouvidor: 16 de março.
 

Foi abordada, ainda, a importância da parceria do trabalho da ouvidoria com outras áreas de serviços na saúde, como a Educação Permanente, o Planejamento, a Auditoria e a PNH (Política Nacional de Humanização), uma vez que, de acordo com a ouvidora do SUS, Margareth Eulálio, é papel da ouvidoria, além de desburocratizar a relação entre o indivíduo e o serviço público, garantir a transparência  da informação ao cidadão.

Durante a reunião ficou definida uma capacitação com os ouvidores do SUS na área de informática, inclusive, prevendo a implantação de ouvidorias nos Hemocentros Regionais do Piauí (Floriano, Parnaíba e Picos), uma vez que o projeto da ouvidora do Hemopi, Miriam Siqueira, já foi aprovado pelo Ministério da Saúde e está aguardando a capacitação. 

Por Maria Teixeira