Comentário sobre o Texto Paidéia e a Gestão

0 votos

      Paidéia e a Gestão: Indicações Metodológicas sobre o Apoio

      Autor: Gastão Wagner Sousa Campos

 

          O autor tece comentários sobre o Apoio Paidéia, apresentando uma postura metodológica que busca reformular os tradicionais mecanismos de gestão. Ressalta que não se trata de uma postura com a finalidade de abolir outras funções gerenciais, e sim de um modo complementar para realizar coordenação, planejamento, supervisão e avaliação do trabalho em equipe. Segundo o autor geralmente existe um certo grau de afastamento entre executores e operadores das funções de gestão.

          A finalidade maior é fugir a tendência comum utilizando o recurso de apoio de forma interativa. O Apoio parte do pressuposto de que as funções de gestão se exercem entre sujeitos. Reconhece que toda gestão é produto de uma interação entre pessoas.

          Trata-se então, de uma proposta voltada a lidar com as relações entre sujeitos de um modo diferente. Um modo interativo, que reconhece a diferença de papéis, de poder e conhecimento, mas que procura estabelecer relações construtivas entre os distintos atores sociais, articulando os objetivos institucionais aos saberes e interesses dos trabalhadores e usuários.

           Estamos sempre imersos nesta dinâmica, aprendendo com a vida, por isso, o método Paidéia é um reconhecimento deste fato, numa tentativa de sistematizar modos de intervir de forma deliberada nesta dinâmica, onde se misturam poder, saber e afetos.

           Gastão enfatiza ainda que, o cerne da democratização das instituições ocorrerá quando houver a possibilidade de que todos exerçam um pedaço da gestão, ainda que a função nuclear desses sujeitos não seja a gerência. Pressupõe que participar da gestão faz parte do campo de responsabilidade de todos os envolvidos em um processo de trabalho.