Mulheres ribeirinhas serão atendidas com ação popular em saúde na sexta

10 votos

16618-prefeitura-e-acai-a.jpg

A Prefeitura de Corumbá programou para a próxima sexta-feira, 21, atendimento às mulheres ribeirinhas da região do Jatobazinho, localizado ao norte da cidade, às margens do Rio Paraguai. A ação faz parte de uma parceria com o projeto Acaia Pantanal e será por meio de oficinas em Planejamento Familiar e Educação Popular em Saúde.

 

O programa está sendo coordenado pela Secretaria de Saúde, por meio da Assessoria da Política Municipal de Humanização, e tem o objetivo de atender e contribuir para o desenvolvimento humano e social do pantanal por meio de ações educativas integradas.

 

Na oficina de Educação Popular em Saúde, serão abordados os cuidados corporais, atenção básica aos primeiros socorros relacionados a animais peçonhentos, higienização ambiental- prevenção a dengue e leishmaniose.

 

Já na oficina de Planejamento Familiar e Educação Sexual Preventiva, serão abordados os métodos anticoncepcionais oferecidos pela rede e o acesso às unidades de saúde para cadastramento. Informação sobre as DST’s e como tratá-las, e o tema violência domestica e sexual.

 

O atendimento integra a política municipal de humanização que corresponde forjar novas atitudes por parte de trabalhadores, gestores e usuários, de práticas mais éticas no campo do trabalho, incluindo aí o campo da gestão e das práticas de saúde, superando problemas e desafios do cotidiano do trabalho, através de ações intersetoriais.

 

A parceria com a Acaia Pantanal foi viabilizada justamente pelo fato de que a organização desenvolve programas que visam dar oportunidades as famílias moradoras às m argens do Rio Paraguai, na região da Serra do Amolar, dando acesso a ações socioeducativas estimulando a sociabilidade, conhecimento, habilidades e competência exigidas na vida cotidiana e a formação para o pleno exercício da cidadania.