RESUMO DO TEXTO PAIDEIA E GESTÃO; Gastão Wagner Souza Campos

0 votos

CURSO DE APOIADORES DA POLITICA DE HUMANIZAÇÃO

ALUNO: ADRIANO LIRA DE SOUZA

TUTOR: PAULA OLIVEIRA

Segundo o texto o apoio paidéia é uma postura metodológica que busca reformular os tradicionais mecanismos de gestão. O Apoio parte do pressuposto de que as funções de gestão se exercem entre sujeitos, ainda que com distintos graus de saber e de poder. Paidéia é um processo social e subjetivo em que pessoas ampliam a capacidade de compreender-se, a si mesmas, aos outros e ao contexto, ampliando, em consequência a possibilidade de agir sobre estas relações.

Operar com a função de apoiador "paidéia" implica na tentativa de ampliar a capacidade das pessoas de lidarem com o poder, com a circulação de afetos e com o saber. Lidar enquanto estão fazendo coisas, trabalhando, cumprindo tarefas. No fundo, é um modo para radicalizar a construção de cidadania e de sociedades democráticas.
Todo apoiador minimamente sábio descobre que somente se consegue apoiar quando nos autorizamos a sermos apoiados pelo grupo a quem pretendemos ajudar. Um bom dirigente dirige e é dirigido, comanda e é comandado por aqueles com quem trabalha.