Atividade de dispersão: Texto “Paidéia e a Gestão: indicações metodológicas sobre o apoio”

0 votos

 Módulo II – 06 e 07/02/2014.
 Resenha do texto: "Paidéia e a Gestão: indicações metodológicas sobre o apoio"
 Aluna: Thereza Christina Braga Ribeiro
 Tutora: Luzia Prata

 

 

O autor nos fala sobre Apoio Paidéia que seria uma nova postura metodológica que dos indivíduos, através de um novo modo de coordenar, planejar, supervisionar e avaliar o trabalho em equipe, modo esse, que independe do grau de saber ou poder. Onde a maneira tradicional de gestão, composta de formas burocratizadas de trabalho, proporciona o enfraquecimento subjetivo e social dos trabalhadores e usuários.
O texto nos mostra que a gestão interfere diretamente nos modos de ser e de proceder dos sujeitos, ou seja, que a forma como esta se dá é altamente significativa e que o Apoio  Paidéia aponta formas democráticas para coordenar, planejar, avaliar, levando em consideração a experiência, o desejo e o interesse dos envolvidos no trabalho. E que o Efeito Paidéia nada mas é que a metodologia utilizada de maneira tal que produz nos indivíduos a interesse de buscar informações, e que a ressignificação destas proporcionem mudanças, tanto em relação a liberdade, cidadania ou saúde, e esta relação depedendo da forma como estes lidam com os afetos, saberes e poder.
Dentro da função Apoiador Paidéia, um dos pontos mais importantes é que a construção da análise e das soluções sejam em equipe, Não contemplando o fazer pelo outro, e sim, o fazer com o outro.
Podemos perceber ainda que, alguns recursos metodológicos dos quais se utiliza o apoiador, segundo Gastão 2001/2003, sâo:  “construção de rodas; a inclusão de das relações de poder, afeto e a circulação de conhecimentos em análise; o ato de trazer para o trabalho de coordenação a lógica da tríplice finalidade das organizações; o trabalho com uma metodologia dialética que traga ofertas externas e que ao mesmo tempo valorize as demandas do grupo; o apoio ao agrupo na construção de investimentos , na composição de compromissos e contratos; o pensar e fazer juntos, a ampliação dos espaços onde se aplica os métodos, a autorização para os grupos exercerem a crítica-generosa e e virem a desejar mudanças e o ser agente direto e não somente  apoiador de equipes”.
Enfim, o autor nos mostra que para ocorrer o Apoio Paidéia, o apoiador tem que se autorizar a ser apoiador  e estar em total integração e consonância com o grupo.