Em pesquisa aos ..GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Vínculos, Acolhimento e Co-gestão em Atenção Primária… quem mais se co(m)-move?

14 votos

 

"Nossas primaveras na VIDA"…

 

 

Sepé Tiaraju cunhou o grito "Co ivi oguereco iara", “Esta terra tem dono”. Parodiando-o dizemos: “Este SUS tem dono”…
 
 
            Na foto, apresento um dos Grupos de Educação em Saúde do HIPERDIA (Programa de Atenção Integral às pessoas portadoras de hipertensão e diabetes), que se encontra todas as terças-feiras às 14h horas, no hall de entrada do Ambulatório Central da SMSAS de São Sepé/RS, para conversar sobre SAÚDE.
 

A idéia do post é convidar todos e qualquer um a conversar sobre Grupos de Educação em SAÚDE, e o que estes encontros tão especiais podem? Você participa de algum??
 
            A democratização das relações nas instituições de saúde pode viabilizar a co-gestão do trabalho, do cuidado e a formação de grupalidades heterogêneas e multíplices, que se organizem a partir de vínculos entre as pessoas. Nesses encontros, nossas  subjetividades enquanto sujeitos, fortalece a corresponsabilidade do cuidado e acolhimento entendido por estar “junto com”, em compartilhamento de cumplicidades das necessidades de todos. É maravilhoso! Em “todos” os momentos juntos, porque “nos importamos uns com os outros”!
 

Ontem, 22/09/2009, reencontramo-nos para conversar sobre nós e sobre como podemos interferir nos processos de organização do trabalho, especificamente, para diminuir “as filas” do SUS. Alguma idéia ai? O grupo convida você a colaborar com este desafio e outros do “SUS que queremos”, postando seu comentário.
 


 
Queridos do coletivo! “Aposta nos coletivos, fomento de grupalidades” são expressões conhecidas para nós imersos na PNH. E se esta política foi construída pelas EXPERIÊNCIAS que dão certo, a convocação não é para o voto, mas sim para os DEPOIMENTOS (ainda que isso não os impeça de votar). O que não é… isso importa e difere (já que definir o que possa ser, depende de cada um sentir-se convocado à co-produção). É o depoimento que interessa, mesmo que os pareça o mais singelo, micro ou banal, “necessito” saber mais e conhecer sobre e de que forma “grupos se constroem”, que grupalidades são estas, como se produzem, quais as subjetividades emergentes desses/nesses encontros, como se dão as conversas, quais os assuntos/temas/focos(?)… O entorno de tudo isso se dará no sentido que iremos co-produzir. Grupos de Educação em Saúde é apenas um foco, outros grupos (?) podem ser relatados. Espero perturbá-los! Ou lhes parece um tema irrelevante, ou no mínimo distante das suas experiências coletivas? O que pode um coletivo? Talvez o problema possa estar na palavra grupo?

 


Conte-nos se existe outros grupos como este?

 

  Apoiadora Institucional da PNH – GTH
 

Veja também outros Grupos de Educação em Saúde aqui:
 redehumanizasus.net/node/8119