Paidéia e a Gestão: Indicações metodológicas sobre o apoio.

0 votos

CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DO SUS DE ALAGOAS
Módulo II – 06 E 07/02/2014.
Relatório de Atividade 1:  Texto: Paidéia e a Gestão: Indicações metodológicas sobre o apoio ( Gastão Wagner Sousa Campos- 2001/2003).

“Todo apoiador minimamente sábio descobre que somente se consegue apoiar quando nos autorizamos a sermos apoiados pelo grupo a quem pretendemos ajudar. Um bom dirigente dirige e é dirigido, comanda e é comandado por aqueles com quem trabalha.”

O texto finaliza com essa colocação de forma sábia, por tão profunda ser a subjetividade e o poder das palavras contidas nas linhas acima.
Para trabalhar com a metodologia de gestão ou na perspectiva Apoio Paidéia é preciso desnudar-se de velhas formas de gestão e abrir-se para o novo que consiste em ouvir, ser ouvido, ceder, reinventar-se nas relações de trabalho, tendo como foco a mudança em prol de um processo saudável e inovador, capaz de produzir os resultados que se almeja alcançar, onde a produção de bens e serviços precisa está vinculada com a reprodução da organização e mais ainda com a forma de lidar com trabalhadores e usuários.
O apoio parte do princípio de que todos os níveis de saberes são importantes no processo de gestão, desde que trabalhado de forma interativa, onde o saber de todos os envolvidos no processo tem importância, gerando maior grau de comprometimento com a realidade trabalhada e construída.
Um processo em que apoiador empurra e sustenta o outro ao mesmo tempo em que é apoiado e sustentado por este outro. Trata-se de uma forma de dar poder ao outro de maneira responsável e democrática, reconhecendo nesse movimento que o outro tem um saber a ser considerado no processo de melhorias em prol de um trabalho humanizado. Agir desta forma requer do apoiador rever como lida com afetos, com saberes e com o poder, levando os outros a também rever essa forma de agir. Agir assim, portanto, implica em construção de cidadania e de sociedades democráticas.
O apoiador pode ocupar o papel de um diretor (instituição, equipe, movimento social), um apoiador externo (consultores, analistas), um trabalhador da ponta (comunidade) ou de membro de uma equipe (sanitarista assistente social…).  Neste processo de integração a um grupo, conselho, assembleia é fundamental: “Combinar firmeza com abertura à composição de interesses e de visão do mundo; Capacidade para reconhecer autoridades em outros sem se submeter a ela e Reconhecer o limite imposto pelo coletivo sem desistir de sua singularidade de desejos e de concepções”.
A metodologia Paidéia traz como recursos metodológicos para a função apoio: a construção de rodas de conversas, que tem como objetivo a construção de projetos de intervenção; colocar em análise as relações de poder, de conhecimento e de afeto envolvidas; trazer para o trabalho de coordenação, planejamento, supervisão e avaliação a lógica da tríplice finalidade das organizações (produção de bens ou serviços para pessoas externas, assegurar a reprodução ampliada da organização, interferir na produção social e subjetiva dos próprios trabalhadores e usuários); trabalhar com uma metodologia dialética; apoiar o grupo tanto para construir objetos de investimento, quanto para compor compromissos e contratos com outros; pensar e fazer junto com as pessoas e não em lugar delas; ampliar os espaços onde se aplica o método; autorizar os grupos a exercer a crítica-generosa e a desejar mudanças; autorizar-se a ser agente direto e não só apoiador de equipes.
A metodologia vislumbra a possibilidade de uma atuação voltada para proporcionar mudanças no ambiente e nos sujeitos envolvidos, devendo ser estimulada a ser aplicada por participantes de um grupo, tornando-se estes multiplicadores da metodologia no seu fazer cotidiano.

Módulo II – 06 E 07/02/2014.
Relatório de Atividade 1:  Texto: Paidéia e a Gestão: Indicações metodológicas sobre o apoio ( Gastão Wagner Sousa Campos- 2001/2003).
Concluído em:24de fevereiro de 2014.
Nome do aluno: Tânia de Alcântara Moura Vilela.
Vínculo: UPA DR. David Disraeli Torres / Viçosa – AL
Tutora: Gilvânia Gomes
Tânia de Alcântara Moura Vilela.