Espaço de diálogo e cogestão em Criciúma SC
No dia 17 de fevereiro de 2014, reuniram-se nas dependências da prefeitura Municipal de Criciúma-SC, atores representantes da Secretaria Municipal de Saúde e vigilância em saúde com coordenadora estadual de Humanização: Ledronete Silvestre e do consultor do Ministério da Saúde Carlos Alberto S. Garcia Junior com a finalidade de construção de colegiado. Na oportunidade a vigilância em saúde apresenta sua complexidade, experiências com gestões e necessidade de qualificar as ações por meio de um coletivo para ampliar as decisões.
A análise compartilhada mostrou ausência de integração das ações e informações, além da dificuldade de visibilidade das mesmas nos diversos setores da vigilância. A proposta é de mudar a visão fragmentada, dar visibilidade para a importância e história da vigilância em saúde e analisar as prioridades com viés técnico compartilhado.
A princípio, com reuniões quinzenais de estudo para construção de cartografia e após vinculação entre os diversos serviços, além do encontro mensal com apoio do consultor da PNH/Ministério da Saúde.
Assim, Parte-se do pressuposto de um modelo de ação centrado no trabalho em equipe e na construção coletiva o que leva a gestão da vigilância em saúde de Criciúma abrir espaço de diálogos e rodas de conversas para avaliar e acompanhar as ações desenvolvidas. Essa prática reflete a importância na melhoria das atividades realizadas e da qualidade da atenção em saúde, uma grande iniciativa, parabéns!
Por le silvestre
Importante acrescentar que o interesse de criação de coletivo fora disparado por meio de reflexões de Ana Losso – apoiadora da PNH!