Crônica da vida cotidiana na RHS – a saúde como obra de arte
henri cartier-bresson
Acreditar no mundo é o que mais nos falta; nós perdemos completamente o mundo, nos desapossaram dele. Acreditar no mundo significa principalmente suscitar acontecimentos, mesmo pequenos, que escapem ao controle, ou engendrar novos espaços-tempos, mesmo de superfície ou volume reduzidos. (…) É ao nível de cada tentativa que se avalia a capacidade de resistência ou, ao contrário, a submissão a um controle. Necessita-se ao mesmo tempo de criação e povo ( Gilles DELEUZE )
A Política Nacional de Humanização comemora os seus dez anos de vida.
Como dizia Michel Foucault em sua formulação de uma estética da existência, a vida como obra de arte é uma possibilidade e um acontecimento. É o que vamos tentar mostrar hoje nesta crônica sobre os novos modos de fazer saúde que a PNH inventa.
A PNH é uma política que emergiu da necessidade de produzir novos territórios de existência para a saúde. Ela vem se espraiando por vários estados brasileiros, num movimento ético-estético-político que toma o campo da saúde e o reencanta com as potências criativas de princípios e práticas.
É uma aposta ética porque implica a atitude de usuários, gestores e trabalhadores de saúde comprometidos e co-responsáveis; estética porque relativa ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas; política porque se refere à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS. O compromisso ético-estético-político da Humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de co-responsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecidos, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão.
Trata-se de uma política eminentemente prática porque se quer feita por homens comuns, usuários e trabalhadores, "na concretude do chão dos equipamentos de saúde". Lá onde a vida pulsa.
Prática porque marcada pelo trabalho vivo, aquele que, ao se fazer, transforma a realidade e o vivido pelo agente das mudanças. Cria-se uma dimensão microscópica onde se protagonizam ações de resgate de um outro mundo possível, um "povo por vir", como dizia Deleuze.
Política do comum, construída no dia a dia dos processos de trabalho em saúde e na busca de inserção de todos os que o compõem, trabalhadores, gestores e usuários. Criação de comunidade não como utopia, mas como atualização concreta.
O ano começa com dois grandes eventos da PNH: a Semana Nacional de Humanização (de 7 a 11 de abril, em Brasília ) e a IV Mostra Nacional de Experiências na Atenção Básica e Saúde da Família (de 13 a 15 de março ).
A Semana acontecerá sob a forma de debates, fóruns, plenárias, atividades culturais e pequenos eventos numa espécie de performance que dará visibilidade aos trabalhos na maioria das cidades brasileiras.
Iniciemos um itinerário pela abertura da semana em Brasília:
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/abertura-da-semana-nacional-de-humanizacao
Sigamos agora para Extrema, Minas Gerais:
https://redehumanizasus.net/80224-semana-nacional-de-humanizacao
São Paulo:
São Paulo prepara a sua contribuição para a Semana Nacional de Humanização
Coletivo de São Paulo se reune para pensar a Semana Nacional de Humanização
E, de São Paulo, viajemos para o Paraná:
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/semana-nacional-de-humanizacao-sensibilizando-a-populacao-mandaguariense-acerca-de-seus-direitos
Voltemos para Minas Gerais:
Minas Gerais se mobiliza para a Semana Nacional de Humanização
E agora para Santa Catarina:
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/encontros-regionais-da-semana-nacional-humanizacao-em-santa-catarina-experiencias-da-pnh-no-sus-quais-foram-e-ainda-
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/semana-nacional-de-humanizacao-na-ufsc
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/ii-mostra-de-lirios-semana-nacional-de-humanizacao
Vamos para o Rio de Janeiro:
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/feira-de-experiencias-rio-de-janeiro-mostra-a-sua-cara-e-comemora-os-10-anos-da-pnh
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/abertura-da-semana-nacional-de-humanizacao-0
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/intregrar-acao-semana-de-humanizacao-siass-ufjf-e-huufjf
Rio Grande do Norte:
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/trupe-da-saude-teatro-do-oprimidoprotagonizando-vidas-sentidos-e-sentimentos
E Rio Grande do Sul:
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/nao-a-violencia-em-nome-da-humanizacao
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/roda-de-conversa
Esta é apenas uma pequena amostra do que acontecerá pelo Brasil afora. Para saber sobre a programação completa, ainda em construção, clique em:
Por Cláudia Matthes
acrescento a tua lista os movimentos do sul de dois queridos companheiros e seus coletivos:
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/nao-a-violencia-em-nome-da-humanizacao
e
https://redehumanizasus.net/mapa-semana/roda-de-conversa
sem falar do resto
Grande abraço a todos com carinho
Cláudia Peju