Crônica da vida cotidiana na RHS – a saúde como obra de arte

14 votos

1463030_10200958009572824_1940475119_n.jpg

henri cartier-bresson

Acreditar no mundo é o que mais nos falta; nós perdemos completamente o mundo, nos desapossaram dele. Acreditar no mundo significa principalmente suscitar acontecimentos, mesmo pequenos, que escapem ao controle, ou engendrar novos espaços-tempos, mesmo de superfície ou volume reduzidos. (…) É ao nível de cada tentativa que se avalia a capacidade de resistência ou, ao contrário, a submissão a um controle. Necessita-se ao mesmo tempo de criação e povo ( Gilles DELEUZE )

 

 

A Política Nacional de Humanização comemora os seus dez anos de vida.

Como dizia Michel Foucault em sua formulação de uma estética da existência, a vida como obra de arte é uma possibilidade e um acontecimento. É o que vamos tentar mostrar hoje nesta crônica sobre os novos modos de fazer saúde que a PNH inventa.

A PNH é uma política que emergiu da necessidade de produzir novos territórios de existência para a saúde. Ela vem se espraiando por vários estados brasileiros, num movimento ético-estético-político que toma o campo da saúde e o reencanta com as potências criativas de princípios e práticas.

É uma aposta ética porque implica a atitude de usuários, gestores e trabalhadores de saúde comprometidos e co-responsáveis; estética porque relativa ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas; política porque se refere à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS. O compromisso ético-estético-político da Humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de co-responsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecidos, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão.

Trata-se de uma política eminentemente prática porque se quer feita por homens comuns, usuários e trabalhadores, "na concretude do chão dos equipamentos de saúde". Lá onde a vida pulsa.

Prática porque marcada pelo trabalho vivo, aquele que, ao se fazer, transforma a realidade e o vivido pelo agente das mudanças. Cria-se uma dimensão microscópica onde se protagonizam ações de resgate de um outro mundo possível, um "povo por vir", como dizia Deleuze.

Política do comum, construída no dia a dia dos processos de trabalho em saúde e na busca de inserção de todos os que o compõem, trabalhadores, gestores e usuários. Criação de comunidade não como utopia, mas como atualização concreta.

O ano começa com dois grandes eventos da PNH: a Semana Nacional de Humanização (de 7 a 11 de abril, em Brasília ) e a IV Mostra Nacional de Experiências na Atenção Básica e Saúde da Família (de 13 a 15 de março ). 

A Semana acontecerá sob a forma de debates, fóruns, plenárias, atividades culturais e pequenos eventos numa espécie de performance que dará visibilidade aos trabalhos na maioria das cidades brasileiras.

 

Iniciemos um itinerário pela abertura da semana em Brasília:

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/abertura-da-semana-nacional-de-humanizacao

Sigamos agora para Extrema, Minas Gerais:
https://redehumanizasus.net/80224-semana-nacional-de-humanizacao

São Paulo:

E, de São Paulo, viajemos para o Paraná:

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/semana-nacional-de-humanizacao-sensibilizando-a-populacao-mandaguariense-acerca-de-seus-direitos

Voltemos para Minas Gerais:

E agora para Santa Catarina:

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/encontros-regionais-da-semana-nacional-humanizacao-em-santa-catarina-experiencias-da-pnh-no-sus-quais-foram-e-ainda-

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/semana-nacional-de-humanizacao-na-ufsc

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/ii-mostra-de-lirios-semana-nacional-de-humanizacao

Vamos para o Rio de Janeiro:

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/feira-de-experiencias-rio-de-janeiro-mostra-a-sua-cara-e-comemora-os-10-anos-da-pnh

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/abertura-da-semana-nacional-de-humanizacao-0

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/intregrar-acao-semana-de-humanizacao-siass-ufjf-e-huufjf

Rio Grande do Norte:

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/trupe-da-saude-teatro-do-oprimidoprotagonizando-vidas-sentidos-e-sentimentos

 

E Rio Grande do Sul:

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/nao-a-violencia-em-nome-da-humanizacao

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/roda-de-conversa

 

Esta é apenas uma pequena amostra do que acontecerá pelo Brasil afora. Para saber sobre a programação completa, ainda em construção, clique em:

https://redehumanizasus.net/mapa-semana/tabela-semana