Reunião do Fórum da RAS Perinatal de Alagoas (27/02/14)

0 votos

No dia 27/02/14, sexta-feira, a equipe da PNH da SMS de Maceió participou da reunião do Fórum da RAS Perinatal de Alagoas, com representantes de várias Secretarias Municipais de Saúde do Estado, da própria SESAU e de representantes do Ministério da Saúde.

O monitoramento é a atual prioridade da Rede Cegonha. Deste modo, nesta reunião foram apresentadas e avaliadas algumas práticas no Estado, referentes: ao Contato pele a pele; o Teste Rápido de Gravidez; Teste Rápido de Proteinura; Eletroforese de Hemoglobina no Pré-Natal; Teste Rápido de Sífilis e VDRL; Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. Avaliada a necessidade constante de aprimoramento destas práticas, visto, no momento, não apresentarem a qualidade desejada. Como exemplo, citamos o número atual de 9 Óbitos Maternos, apenas no período Jan/Fev de 2014.

Algumas estratégias de enfrentamento foram planejadas: a construção de um TAC para realização do Teste Rápido de Sífilis e VDRL e, em situação positiva, aplicação da medicação; a construção de um fluxograma de consulta rápida sobre condutas em situação de risco para gestante; divulgação de um aplicativo disponível para Samsung e Apple com fluxograma de condutas para parturiente; construção de um regimento para este Fórum; e o convite a estendido gestores, profissionais, usuários e estudantes a participar deste Fórum.