Síntese do texto- Padéia e a gestão: indicações metodológicas sobre o apoio
Síntese Reflexiva
Texto: Padéia e a gestão: indicações metodológicas sobre o apoio
Autor: Gastão Wagner Sousa Campos
Apoio Padéia seria uma nova postura metodológica, para complementar e implementar a coordenação, planejamento, supervisão, avaliação e trabalho em equipe. Auxiliando uma reiteração da separação entre o sujeito do conhecimento e do poder e o objeto a ser conhecido e manipulado, ou seja a função de gestão se exercem entre sujeitos independentes do seu grau de saber e poder.
Essa forma de apoio leva em consideração as experiências, os desejos e o interesse dos sujeitos que não exercem as funções de gestão. Dessa forma a cogestão passa a ser condição principal para o apoio Padéia.
Todo esse apoio gera o efeito Padéia, que é um processo social e subjetivo em que as pessoas ampliam sua capacidade de buscar informação, de interpretá-las, buscando compreender-se a si mesmas, aos outros e ao contexto, aumentando, em conseqüência, a possibilidade de agir sobre estas relações.
Entre as funções do apoiador, uma das mais importantes é a de contribui para criação de espaços coletivos que propiciem interação entre os sujeitos. Esses espaços de diálogos são fundamentais para construção do sujeito autônomos, reflexivos, conscientes e comprometidos com o social. Para que dessa forma, os espaços se tornem espaços de reflexão e mudança.