Tempo para as novidades…
A PNH tem provocado muito movimentos no Médio Vale do Itajaí.
No último encontro do Comitê Regional no dia 21 09 2009 o grupo pode compartilhar a experiência vivida por alguns de seus membros no 2 seminário Nacional de Humanização que aconteceu de 5 a 7 de Agosto em Brasília DF. Isto só aconteceu agora tendo em vista dificuldades de realizar o encontro por causa da epidemia de gripe.
Mas isto só adiou este importante momento de reviver o turbilhão de vivências em favor do SUS que se constituiu o 2 seminário.
O GTH de Indaial representado no evento em Brasilia por Melissa e Doralete ressaltou a importancia de ter vivido o espaço Ágora e ter sentado na roda com muitos dos autores que lemos com frequencia, que nos apresentam conceitos , que dão concretude a nossa prática. Ao exporem seu trabalho de humanização vivenciado no município durante a gestão anterior onde haviam implantado o Colegido Gestor municipal, Ouvidoria e o próprio GTH como dispositivos de humanização, sentiram-se parte de uma grande família que se espalha pelo Brasil todo e que se fez representar no seminário.
Em nome do grupo de Blumenau Maristela Zancanaro apresentou o trabalho de Formação de Apoiadores locais da PNH realizado em 2008 no município tendo como enfase os gestores da saúde e que atualmente está com uma segunda turma em andamento. No evento em Brasília o município foi representado também pela participação Célia Nicollotti.
Também acabamos compartilhando com o grupo a riqueza de alguns trabalhos de outras partes do Brasil, dentre eles em especial a Tenda do Conto dos companheiros de natal RN e das Cirandas da Saúde. Abordamos então um dos temas que esteve em evidência durante o seminário de arte, cultura e a PNH como uma forma de comunicação com os usuários sem a rigidez do fazer diário das equipes de atenção e gestão da saúde. Em seguida colocamos a disposição dos grupos o material que troxemos de Brasília.
Um outro ponto da pauta foi o papel do comitê em mobilizar e participar do processo de Educação Permanente dos GTHs da região. Avaliamos como muito positivo o desenrolar a partir do evento sobre Direitos dos Usuários , o qual além de mobilizar os grupos de humanização para este tema trouxe para a roda alguns conselheiros municipais de saúde.
Assim o grupo está organizando um outro momento em favor da consolidação destes movimentos: um evento que provoque uma maior inclusão dos usuários e movimentos sociais organizados da região nas rodas de humanização que deverá acontecer em Novembro próximo.
Além disso a partir da participação da representante da Pastoral da Criança colocamos em discussão a nova campanha da UNICEF em parceria com a Pastoral em favor da prevenção da morte súbita de bebes. O ponto mais debatido foi o fato da campanha trazer a tona o questionamento de uma prática que há muito tempo era regra para as equipes de saúde: orientar os pais a deitar os bebes de lado no berço e que agora há uma nova orientação de coloca-los de barriga para cima.
Isto gerou o tema de discussão: não existe uma verdade absoluta, precisamos colocar sempre nossas práticas em análise, rever nossas certezas, destabilizar nossos saberes para produzir saúde.
A contribuição dos GTHs de Rio do Sul, Timbó, Blumenau, Indaial, Gaspar, Ambulatório da FURB e Ascurra foram muito interessantes e acaloraram nossa roda.
Sentimos que nossa roda se mobiliza cada vez mais e que os princípios e diretrizes da PNH se espalham cada vez mais pela região. Podemos dizer sem dúvida que este foi um BOM ENCONTRO!
Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC
Por Cláudia Matthes
quanto assunto para trocar, quanto trabalho e força para tocar todas as frentes que surgem nessa PNH = Encruzilhadas, quantas direções.
Que intensidade esse encontro! Uma bela tessitura!
Um grande beijo no coração de quem não imagina o que é seguir todos os fios que se lançaram em todas as direções.
Um belo semear!
Que venham as construções!
Com carinho
Cláudia