Análise de Cenário

0 votos

A análise de cenário foi realizada junto à Equipe 1 das 04 Equipes de NASF’s existentes em Maceió. As equipes de apoio à Estratégia de Saúde da Família (ESF) foram implantadas em março de 2013, estão localizadas no 6º e 7º distrito sanitário e ainda são as únicas existentes no município. A equipe em análise, a 1 localiza-se no 7º distrito sanitário e é composta por 09 profissionais ( 02 fisioterapuetas, 02 educadores físicos, 01 psicóloga, 01 farmacêutica, 01 assistente social, 01 nutricionista  e 01 terapeuta ocupacional). Tem como responsabilidade ofertar apoio matricial a 09 Equipes de Saúde da Família integradas à Unidades de Saúde da Família do Gracilianos Ramos, Village I e Denison Menezes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o NASF  tem como responsabilidade central atuar e reforçar 9 diretrizes na atenção à saúde: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização; está dividido em nove áreas estratégicas sendo elas: atividade física/praticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social.

De acordo com a reunião ocorrida  dia 12 de março a equipe elencou algumas dificuldades para a operacionalização de seu trabalho, dente elas: a distância entre as equipes de saúde da família de referência do NASF e a própria equipe do NASF, o desconhecimento da real missão institucional e papel da equipe técnica do NASF, a precariedade de materiais permanentes e de consumo básicos para o desenvolvimento do trabalho, a precarização do vínculo trabalhista entre a  maior parte da equipe ( contratos temporários  com a Secretaria Municipal de Saúde), o não repasse à equipe da verba mensal destinada aos NASF’s fundo a fundo pelo Ministério da Saúde e a falta de autonomia das representantes técnicas das 04 Equipes dos NASF’s.

Entre as dificuldades elencadas foram destacadas a distância entre as equipes de saúde da família de referência do NASF e a própria equipe do NASF e o desconhecimento da real missão institucional e papel da equipe técnica do NASF como aspectos emergenciais para serem trabalhados pela equipe, o que não significa que não serão realizadas ações frente à outras dificuldades.

Houve uma boa receptividade comrelação à 1ª reunião de discussão sobre a realidade da equipe, suas dificuldades e potencialidades.