Amostrando saberes

17 votos

             1977413_10151999740422361_39422559_n_3_0.jpg

Foi realizada na sexta (14), na IV Mostra Nacional de experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, pela manhã, a Curadoria em rede: o processo de construção da IV Mostra, no CiberespaSUS.

O debate contou com a presença de vários curadores da Mostra, entre eles: a coordenadora geral do processo de curadoria (DAB/MS), Adriana Almeida; a organizadora da IV Mostra, Margareth Gomes; o coordenador da Rede HumanizaSUS, Ricardo Teixeira; o psicólogo, curador da IV Mostra, Alexandre Barreto; a coordenadora de curadoria, Débora Teixeira. O encontro foi moderado pela apoiadora da PNH, Sabrina Ferigato.

“A maior mediação está em avaliar um relato e melhorar a experiência. Há um melhoramento das práticas que se insinuam muito nesses espaços,” pontuou Ferigato.

O evento é inovador e traz uma proposta que valoriza o trabalhador, isso porque, a escolha das experiências apresentadas na mostra se deu pelo crivo de quem conhece e tem olhar singular sobre a Atenção Básica: o trabalhador!

Ricardo Teixeira trouxe para a discussão, um olhar sobre a importância de se construir uma saúde pública feita por todos. Para ele, a atuação direta nos processos de melhoria do SUS se faz junto. “Existe aqui uma autoridade, a Mostra põe em questão a construção do arranjo que vem sendo feito na atenção básica: de uma plataforma aberta. Toda Mostra cria uma esfera pública,” pontuou.

Teixeira falou ainda que quem faz o SUS não são os números, mas sim, as pessoas. Para ele, o  usuário tem se apropriado cada vez mais. Ainda sim Mas é importante ressaltar que o importante não é o quantitativo, mas sim o qualitativo. O usuário deve ser corresponsável nas práticas do SUS e não somente um consumidor da saúde pública,” acrescentou.

O espaço foi aberto para o debate, e houve muitos momentos de emoção da parte dos curadores, que de certa forma, tornaram-se “parte” das experiências, ora por terem tido contato intenso com os trabalhos, ou por trazerem na bagagem experiências que se identificam.

"A mostra se desloca do modo tradicional. Aqui os grandes conhecedores da Atenção Básica são os trabalhadores!", pontuou a apoiadora da PNH, Sabrina Ferigato.

O CiberespaSUS foi além da proposta pois não se ateve a discussão sobre tecnologias e ou melhorias voltadas apenas para a comunicação. Discutiu-se muito mais que isso! Foi um espaço rico, sobretudo porque valorizou as questões humanas. "A participação popular é a grande força que potencializa o SUS”, finalizou Alexandre Barreto.