ANÁLISE DO CENÁRIO

0 votos

Módulo II – 06 e 07/02/2014.
Aluna: Thereza Christina Braga Ribeiro
Tutora: Luzia Prata

Apoiadoras: Thereza Christina Braga Ribeiro
Theny Mary Viana Fireman de Araujo

Local: Prédio da Gerência de Ciências, Tecnologia e Inovação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, situada a Av. Duque de Caxias, nº 1002, Jaraguá, Maceió-AL. CEP: 57.025-050. Fone: 3315-2386.

O prédio acima especificado possui doze (10) salas para as instalações dos setores, uma (01) Biblioteca Nise da Silveira; um (01) mine-auditório; uma (01) mine-copa cozinha, 02 banheiros, e neste prédio comportam sete (07) setores, como: Ouvidoria com seis (06) colaboradores; CIB – Comissão Intergestora Bipartite, com 08 colaboradores; Gerência de Ciências, Tecnologia e Inovação em Saúde, com seis (06) colaboradores; CIR – Comissões Intergestoras Regionais, com seis (06) colaboradores; Comissão de Sindicância e Processo Administrativo, com cinco (05) colaboradores; Vigilância e Serviços Gerais, com quatro (04) colaboradores; Comissão de Liquidação – FUSAL com um (01) colaborador, e uma das salas acima citadas se destina aos vigilantes e serviçais.
O prédio a princípio foi solicitado para comportar a Gerência de Ciências e Tecnologia, porém diante da carência de salas por parte da Secretaria de Estado da Saúde, foram ocupando as diversas salas os setores acima especificados. No entanto, não existe uma multidisciplinaridade entre os mesmos, por possuírem dinâmicas distintas. O que por sua vez proporciona certo distanciamento entre os colegas de trabalho que se encontram lotados nestes setores, visto que cada equipe trabalha especificamente no setor, o qual fica de porta fechada.
Diante do exposto, pensamos em realizar uma reunião com todos os colaboradores, a fim de levantamos as dificuldades, os desafios e fortalecer os pontos positivos. Elaboramos um convite, com 08 (oito) dias de antecedência, 14/02/2014, para às 09h, sendo afixado no mural de cada sala e um no mural geral de entrada. Na véspera da reunião fomos a cada setor relembrar a reunião, e no dia da mesma reiteramos o convite em cada sala.
Porém, dos quarenta e dois (42) convidados, apenas cinco (05) compareceram. O que já demonstra uma grande dificuldade e um desafio, em conseguir a adesão e participação dos colegas, companheiros de trabalho em atividades comuns aos mesmos.
Durante a condução da reunião foram levantados por unanimidade problemas relacionados à manutenção do prédio, como dedetização e infiltração, pintura do prédio, como também em relação à limpeza dos cômodos dos diversos setores, que se configurou como queixa maior.
Outro aspecto levantado é a pouca interação entre os colaboradores, como um fator que contribui para um ambiente de trabalho que compromete o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional, que por sua vez, também leva ao comprometimento da qualidade de vida.
A partir das demandas levantadas, foi elaborada uma planilha de planejamento, que se encontra em anexo, com desafios e metas, a fim de nortear ações que proporcionem equalizar ou minimizar tais situações.