A PNH e o SOS Urgência e Emergência
Sou tutora do Programa PET SAUDE 3, pela Universidade Fedeal da Bahia e trabalho com a PNH no setor de urgência e emergência do Hospital Geral Roberto Santos. Estamos trabalhando em 3 frentes: ACCR, Saúde do Trabalhador e Sistema de Informações. A metodologia tem sido a pesquisa-ação. Os projetos de pesquisa estao em fase de apreciação pelo CEP. Estamos no hospital há mais de um ano. Fizemos um diagnóstico a partir do Manual de Monitoramento e Avaliação da PNH. Após a socialização desse diagnóstico seguimos traçando estratégias para viabilizar a construção de planos de ação. Buscamos o apoio de consultores da PNH pelo MS e chamamos para a preceptoria 2 técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). Estamos num movimento de reunir todos os programas que estão trabalhando nesse mesmo setor com a PNH. O hospital faz parte do Programa SOS Urgência e Emergência, sendo campo de estágio para várias instituições e programas, requerendo a confluência dos mesmos para potencializar as ações. Temos conseguido fortalecer alguns colegiados importantes, como o GTH do hospital e o Colegiado gestor da urgência (agora, Colegiado de C0-gestão…) e participamos das reuniões do NAQH (Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar). Nossos objetivos principais, até o final da vigência desse PET, ao final deste ano de 2014, são: 1.finalizar as pesquisas (a.saúde mental do trabalhador, b.desenvolvimento de indicadores que possam auxiliar a gestao desse setor, c. reconstrução histórica da implantação do ACCR), 2.fortalecer os espaços coletivos já mencionados, 3. socializar todos os resultados alcançados; 4.publicar nossos achados. Com isso, pretendemos deixar algum lastro de mudanças no hospital e preparar nossos estudantes para a luta! O desencanto tem se transformado em ação… e assim vamos seguindo!
Por Sérgio Aragaki
Patrícia,
Fico muitíssimo feliz por saber desses movimentos que têm ocorrido aí no Hospital Roberto Santos.
Assim que puder vá trazendo alguns detalhes e informações sobre o PET, as dificuldades, as superações e os resultados que vcs têm alcançado.
Vamos tornando essa rede um espaço para divulgar e circular esses trabalhos que têm ocorrido e que muito poucos/poucas sabemos e criar uma prática colaborativa entre diversos/as pesquisadores/as, professores/as, tutores/as, preceptores/as e estudantes.
abs,
Sérgio